Sábado – Pense por si

Testes rápidos à covid-19 deixam de ser gratuitos no domingo

Sofia Oliveira com Leonor Riso 29 de abril de 2022 às 09:47
As mais lidas

Os rastreios sistemáticos em locais como os lares de idosos também devem chegar ao fim. Decisão surge em momento em que aumentam novos casos diários.

Os testes rápidos de antigénio usados para detetar a covid-19 vão deixar de ser comparticipados já no próximo domingo, dia 1 de maio. Segundo o jornalPúblico, a portaria que estabelecia este regime não vai ser renovada e quem quiser realizar testes numa farmácia ou laboratório vai ter de pagar.

Com o alívio das medidas também a recomendação da testagem regular para trabalhadores e utentes em lugares de risco está a ser revista e pode desaparecer em alguns casos.

Nos últimos dois meses verificou-se um decréscimo dos testes nos laboratórios de análise, reflexo duma política de rastreios menos massiva.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.