Sábado – Pense por si

Testemunha de terrorismo ameaçada

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto 14 de julho de 2022 às 08:00

Os irmãos Ameen foram proibidos pela Relação de comunicar a partir da cadeia depois de uma testemunha que os identificou como membros do Estado Islâmico ter sido ameaçada no Iraque.

Pelo menos uma das testemunhas que prestou depoimento para memória futura, contra os dois irmãos iraquianos presos em Portugal por suspeitas de pertencerem ao Estado Islâmico, foi ameaçada em casa, em Mossul, no Iraque, pouco depois de confirmar às autoridades que Yasir e Ammar Ameen fizeram parte do grupo terrorista. A informação consta de um acórdão do Tribunal da Relação, datado de março deste ano, a que a SÁBADO teve acesso, que proibiu os dois detidos no Estabelecimento Prisional de Monsanto de terem contactos telefónicos e por carta com o exterior.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.