Sábado – Pense por si

Incêndios: Portugal em situação de contingência até domingo

14 de julho de 2022 às 09:01
As mais lidas

António Costa esteve reunido com presidente do IPMA que apelou à prudência e realçou o "crescente desgaste das forças que estão no terreno".

A situação de contingência em Portugal, por causa dos incêndios, vai prolongar-se de sexta-feira até domingo, anunciou o primeiro-ministro durante uma visita ao Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Esta posição de António Costa de renovar a situação de contingência foi tomada após ter estado reunido com o presidente do IPMA, Miguel Miranda, e com responsáveis da Autoridade Nacional de Emergência e da Proteção Civil, em que também esteve presente o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

O primeiro-ministro questionou se a decisão política deveria passar pelo prolongamento da situação de contingência em Portugal e recebeu uma resposta afirmativa.

"A temperatura vai baixar nos próximos dias, mas temos uma acumulação de incêndios nos últimos dias. Apesar de as ignições terem tendência para baixar, há um legado que passa de dia para dia, para além do crescente desgaste das forças que estão no terreno", concluiu António Costa.

O Primeiro-Ministro falou esta manhã aos jornalista, na sede do IPMA, e voltou a apelar à prudência dos portugueses dizendo que "cada um dos cidadãos tem de ter extremo cuidado" pois, de um descuido, "pode nascer uma tragédia".

Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.