Sábado – Pense por si

Temperaturas atingem 38.º em Portugal

As temperaturas máximas variam entre os 25.º e os 30.º no continente. O risco de exposição a radiação ultravioleta elevado ou muito elevado em todo o território

O risco de exposição a radiação ultravioleta (UV) é hoje elevado ou muito elevado em todo o território nacional, de acordo com as informações disponíveis na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

À excepção das ilhas do grupo oriental da região autónoma dos Açores, todo o restante território nacional apresenta risco muito elevado de exposição aos raios UV.

Para as regiões com risco 'muito elevado', o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protector solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o UV é 'baixo', 3 a 5 ('moderado'), 6 a 7 ('elevado'), 8 a 10 ('muito elevado') e superior a 11 ('extremo').

O IPMA prevê para hoje nevoeiro matinal no litoral oeste, vento moderado a forte no litoral e terras altas, céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado no litoral a norte do Cabo Raso (Cascais) até meio da manhã e possibilidade chuvisco na faixa costeira a norte do Cabo Raso até ao início da manhã.

Prevê ainda uma pequena descida da temperatura máxima.

Hoje as temperaturas máximas esperadas variam entre os 25.º e os 30.º no litoral do continente, e entre os 30.º e os 38.º no interior.

As previsões de tempo quente mantêm os distritos Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja sob aviso meteorológico amarelo até às 18h de hoje e o distrito de Faro até às 10:00.

A região autónoma da Madeira está também sob aviso amarelo por previsões de tempo quente, até às 21:00 de sábado.

O aviso amarelo é o terceiro mais grave numa escala de quatro e aplica-se a situações de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.