NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
O menor, chegado a território nacional, acabou por fugir do arguido, escondendo-se na área internacional do Aeroporto Humberto Delgado, local onde acabou por ser encontrado pelo SEF.
Um homem suspeito do tráfico de seres humanos foi detido pelo Serviço do Estrangeiros e Fronteiras no aeroporto de Lisboa na posse de documentos de um jovem de 15 anos, tendo ficado em prisão preventiva, foi hoje divulgado.
Segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), o homem, de nacionalidade estrangeira não divulgada, foi detetado no controlo de fronteira na posse de documentos alheios, pertencentes a um menor de 15 anos, que dias antes tinha sido detetado pelo SEF na área internacional do aeroporto.
A criança disse ter sido aliciada pelo homem, nas ruas de Luanda, a viajar para a Europa. No decorrer da viagem para Portugal, o homem terá ficado com os documentos do menor e informou-o que de Lisboa seguiriam para Cabo Verde, onde ficaria à guarda de um grupo que o aguardaria num hotel da cidade da Praia, onde já tinham reserva, adianta o SEF.
O menor, chegado a território nacional, acabou por fugir do arguido, escondendo-se na área internacional do Aeroporto Humberto Delgado, local onde acabou por ser encontrado pelo SEF, indocumentado.
A criança foi entregue ao Tribunal de Família e Menores e está, agora, instalada em casa segura para menores sinalizados como vítimas de tráfico.
Esta deteção decorreu durante a Operação Bambini 2, realizada pela Direção Central de Investigação do SEF, "que teve como finalidade o controlo sistemático, exaustivo e minucioso da situação documental de todos os menores, provenientes de determinadas origens. Com esta ação, o SEF pretendeu apurar de forma mais precisa o volume de situações de fraude documental e de auxílio à imigração ilegal eventualmente ligadas a tráfico de pessoas, no caso vertente de menores", refere aquela polícia.
A operação decorreu de 24 a 28 de fevereiro, no Aeroporto Humberto Delgado, e contou com a participação de 25 inspetores, que identificaram 1.335 cidadãos estrangeiros, 177 dos quais menores.
Foi, ainda, possível "testar equipamentos móveis de controlo que permitem, com celeridade e segurança, detetar e confirmar qualquer indicação que conste nas bases de dados nacionais e internacionais, em qualquer local que não, apenas, a primeira linha de controlo de fronteira".
Suspeito de tráfico de pessoas detido no Aeroporto de Lisboa em prisão preventiva
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."