Dezoito concelhos de Portugal continental estão em risco máximo de incêndio. As temperaturas máximas vão oscilar entre os 37º em Évora e Beja, e os 23º no Porto e em Aveiro.
Dezoito concelhos de Portugal continental estão esta sexta-feira em risco máximo de incêndio, a maior parte dos quais no sul e centro interior do país, de acordo com informação doInstituto Português do Mar e Atmosfera(IPMA).
No sul, os concelhos que apresentam maior risco deincêndiosão Monchique, Silves, São Brás de Alportel, Tavira, Alcoutim e Castro Marim, no distrito de Faro.
No centro e interior do país, os concelhos em risco máximo são Bragança, Tabuaço, em Viseu, Guarda, além de Marvão, Nisa e Gavião, em Portalegre.
Também estão em risco máximo os concelhos de Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova e Vila de Rei, em Castelo Branco, além de
Abrantes, Mação e Sardoal, em Santarém.
No sul, os concelhos com mais tendência para terem incêndios hoje são Monchique, Silves, São Brás de Alportel, Tavira, Alcoutim e Castro Marim, todos no distrito de Faro.
No entanto, a maior parte do País está hoje em risco moderado ou reduzido de incêndio, sobretudo a região norte e litoral oeste do país, aquelas que apresentam a situação menos gravosa dentro destes cinco níveis de risco de incêndio determinado pelo IPMA, que vão de reduzido a máximo, sendo o elevado o terceiro nível mais grave.
Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Para o dia de hoje, o IPMA prevê céu limpo, com vento por vezes forte e pequena descida da temperatura máxima no litoral oeste.
As temperaturas máximas vão oscilar entre os 37º em Évora e Beja, e os 23º no Porto e em Aveiro.
Nos Açores, a temperaturas vão rondar os 25º a 27º e na Madeira os 27º a 30º.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.