Só em 2020 se irá saber se Sócrates vai a julgamento

Só em 2020 se irá saber se Sócrates vai a julgamento
Diogo Barreto 30 de abril de 2019

O debate instrutório deve terminar em junho deste ano, mas o juiz encarregue da fase de Instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, só deverá anunciar a decisão em 2020.

Está a decorrer o debate instrutório da Operação Marquês, na qual o ex-primeiro-ministro José Sócrates e o banqueiro Ricardo Salgado se contam entre os principais arguidos, e deverá terminar em junho. Mas o juiz encarregue da fase de isntrução, Ivo Rosa, só deverá dar a conhecer a decisão de levar ou não os arguidos a julgamento em janeiro de 2020. 

A demora está relacionada com a complexidade do processo e a dimensão da matéria recolhida ao longo dos últimos anos de investigação, avança o jornal i. Todos os elementos serão analisados pelo juiz Ivo Rosa que só então irá tomar a decisão. 

Num despacho citado pelo jornal i, Ivo Rosa escrevia: "Tendo em conta a complexidade dos presentes autos, traduzida, não só pela dimensão do mesmo, mas sobretudo, pela natureza da criminalidade imputada aos arguidos e questões jurídicas suscitadas pelos requerentes de instrução é possível concluir, desde já, que o prazo fixado na lei para a conclusão da fase de instrução não será conseguido".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Investigação
Opinião Ver mais