Sábado – Pense por si

Só 11% dos filhos de famílias pobres e com o 9.º ano chegam ao ensino superior

Lusa 29 de maio de 2025 às 16:48
As mais lidas

A educação e também a situação financeira das famílias são canais usados na transmissão intergeracional da pobreza e privação, com o estudo a concluir que apenas 10,9% dos filhos de pais com o 9.º ano de escolaridade e situação financeira má conseguiram frequentar o ensino superior.

A escolaridade dos pais condiciona a dos filhos, sendo que nas famílias de rendimentos e escolaridade mais baixa apenas 11% dos filhos tem o ensino superior, segundo um estudo do Banco de Portugal (BdP), esta quinta-feira divulgado.

O estudo, que integra o Boletim Económico de junho (a ser divulgado na próxima semana), incide sobre a transmissão intergeracional da pobreza e da privação material e social em Portugal, e conclui que quem viveu numa família de menores rendimentos tem maior probabilidade de risco de pobreza em adulto.

A educação e também a situação financeira das famílias são canais usados na transmissão intergeracional da pobreza e privação, com o estudo a concluir que apenas 10,9% dos filhos de pais com o 9.º ano de escolaridade e situação financeira má conseguiram frequentar o ensino superior.

Já aqueles cujos pais tinham o mesmo nível de escolaridade mas uma situação financeira boa, um terço (31,1%) conseguiu frequentar o ensino superior.

Se os pais tiverem o ensino superior, a percentagem de filhos que frequenta a mesmo nível de ensino supera os 70% quer a situação financeira da família fosse má (74,8%) quer fosse boa (79,8%).

O estudo mostra ainda que o risco de pobreza aumenta de 12,5% para 19,2% para quem vem de famílias com situação financeira boa ou má, respetivamente, ou seja, mais 6,7 pontos percentuais.

Já a taxa de privação material e social é 13,7 pontos percentuais mais elevada consoante a família tenha uma situação financeira má ou boa.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.