Sábado – Pense por si

Sinalização da passagem de nível onde houve acidente mortal "em pleno funcionamento"

Infraestruturas de Portugal diz que que se trata de uma passagem de nível automatizada, com sinais luminosos e "meias barreiras". Avós e neta morreram num acidente no local.

A Infraestruturas de Portugal (IP) assegurou que o sistema de sinalização da passagem de nível em Carapeços, Barcelos, onde esta quarta-feira se registou um acidente com três vítimas mortais, estava "em pleno funcionamento".

Em declarações à Lusa, fonte oficial da IP disse que se trata de uma passagem de nível automatizada, com sinais luminosos e "meias barreiras".

"Todo o sistema de sinalização estava em pleno funcionamento", sublinhou a fonte, admitindo que o condutor do automóvel em que seguiam as três vítimas possa ter "contornado" as barreiras.

Segundo fonte da GNR, avós e uma neta de 10 anos morreram hoje na sequência de uma colisão entre o automóvel em que seguiam e um comboio numa passagem de nível em Carapeços, concelho de Barcelos, distrito de Braga.

O acidente ocorreu às 09h48, na Linha do Minho, e envolveu um comboio internacional que fazia a ligação entre Vigo, em Espanha, e o Porto.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.