Sábado – Pense por si

Segurança Social vai exigir prova de vida a beneficiários no estrangeiro

Negócios 07 de março de 2025 às 20:42
As mais lidas

Governo diz que a nova regra vai impedir o pagamento de benefícios a pessoas falecidas e sustentou que dessa forma se podem poupar 11 milhões de euros por ano.

O Governo aprovou um diploma para exigir prova de vida aos beneficiários de prestações da Segurança Social que estejam no estrangeiro.

A decisão foi anunciada pelo ministro da Presidência, Leitão Amaro, no final da reunião de Conselho de Ministros desta sexta-feira, realizada num momento em que o Governo ainda se encontra em plenitude de funções.

"Foi identificada a existência de 11 milhões de euros de benefícios que eram pagos – veja-se – a pessoas que se se percebeu que estavam mortas", disse o ministro.

Na conferência de imprensa posterior ao Conselho de Ministros, o governante não deu mais detalhes. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro