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SEF vai aumentar em março atendimentos de imigrantes na área de Lisboa

SEF diz disponibilizar atualmente cerca de 1.900 vagas diárias em todos os balcões do País para atendimento de estrangeiros, nomeadamente para tratarem de vistos e autorizações de residência.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou, esta segunda-feira, que vai aumentar em março as vagas para atendimento diário de imigrantes no balcão de Lisboa, uma das áreas de maior fluxo, para dar resposta à crescente procura.

Numa resposta enviada à agênciaLusa, o SEF adianta que disponibiliza atualmente cerca de 1.900 vagas diárias em todos os balcões do país para atendimento de estrangeiros, nomeadamente para tratarem de vistos e autorizações de residência.

O SEF refere que em fevereiro, nas áreas de maior afluxo, como na zona da Grande Lisboa, foram aumentadas em 35 as vagas diárias para atendimento de forma "a corresponder à necessidade crescente dos cidadãos estrangeiros que procuram" o serviço.

"Já em março, o SEF irá proceder a mais um reforço de vagas para o balcão da Direção Regional de Lisboa, Vale do Tejo e Alentejo. Este aumento de vagas corresponde a um acréscimo de 14 funcionários nos serviços descentralizados do SEF na área da grande Lisboa", avança aquele serviço de segurança.

Os estrangeiros residentes em Portugal podem marcar online uma deslocação a um balcão de atendimento em qualquer ponto do país.

Para aceder a este sistema de agendamento online é necessário um registo e só é possível para os estrangeiros com visto, autorização de residência e cartão de residência.

Para os novos imigrantes e assuntos relacionados com reagrupamento familiar, o SEF dispõe de atendimento telefónico que permite marcar agendamentos e informações.

ALusapediu ao SEF um ponto da situação sobre as listas de espera para atendimentos e qual a data das marcações, tendo este serviço de segurança respondido que existe, neste momento, "disponibilidade para atendimento para determinados tipos de processos, a nível nacional, para o dia seguinte ou para as próximas semanas".

No entanto, sustenta que, para a maioria dos assuntos, regista-se disponibilidade para atendimento durante "o primeiro semestre do ano", sem especificar mais pormenores.

O SEF dá também conta que mais de 165.000 estrangeiros têm agendamentos marcados em todos os balcões do País, sendo que "o calendário de agendamentos atualmente em vigor é anual".

Contactada pelaLusa, a presidente do sindicato que representa os funcionários não policiais do SEF, Manuela Niza, afirmou que atualmente os agendamentos para atendimentos estão a ser feitos para setembro.

A presidente do Sindicato dos Funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras sustentou que "só para casos muitos específicos" é que são feitos atendimentos para os dias seguintes e para balcões dos Açores.

Desde junho que o SEF descentralizou os atendimentos para todos os balcões, permitindo aos estrangeiros residentes em Portugal marcarem uma deslocação a um balcão de atendimento em qualquer ponto do país.

Para o SEF, esta disponibilização de vagas a nível nacional veio alterar o comportamento do utilizador que aderiu à deslocação ao balcão do SEF para atendimento, independentemente da sua localização geográfica.

Manuela Niza considerou a descentralização uma medida muito boa, mas está "a criar uma situação milito complicada" ao dividir os imigrantes, uma vez que nem todos têm possibilidades financeiras em deslocar-se a outras balcões.

Na resposta enviada àLusa, o SEF indica ainda que tem registado um "número crescente de agendamentos", correspondendo a "um esforço e empenho" no sentido "de dar cabal resposta a todos os que aguardam por uma decisão relativamente à sua situação documental em Portugal".

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