Sábado – Pense por si

Saúde da Madeira assegura apoio a doentes afetados pelo temporal na costa norte

26 de dezembro de 2020 às 21:12
As mais lidas

As freguesias de Ponta Delegada e Boaventura, no concelho de São Vicente, foram as mais atingidas pelo temporal que se abateu na costa norte da Madeira.

O Serviço de Saúde da Madeira (Sesaram) assegurou tratamentos de diálise a doentes afetados pela tempestade do dia de Natal no norte da ilha, indicou hoje a Secretaria Regional de Saúde, referindo que disponibilizou também apoio psicológico à população.

"Alguns [doentes] ficaram impossibilitados de saírem das suas casas, mas graças ao apoio dos bombeiros foi possível transportar estes doentes até ao local onde realizam os tratamentos", esclarece em comunicado.

As freguesias de Ponta Delegada e Boaventura, no concelho de São Vicente, foram as mais atingidas pelo temporal que se abateu na costa norte da Madeira no dia 25 de dezembro, levando a que 27 pessoas fossem retiradas de suas casas por motivos de segurança.

A chuva intensa e persistente provou derrocadas e danos em várias estradas, pelo que alguns sítios, nomeadamente na zona alta de Ponta Delgada e na freguesia de Boaventura, ficaram temporariamente isolados.

"Alguns doentes tiveram de ser transportados a pé até um local acessível por uma viatura de bombeiros. Ao todo foram quatro os doentes de diálise afetados", refere a Secretaria da Saúde e Proteção Civil.

O Sesaram está a assegurar também o levantamento de necessidades de outros doentes, tendo em vista disponibilizar algum tipo de medicação que se perdeu devido à inundação das moradias.

"A par de todo este apoio, foi ativada uma equipa de psicólogos do Sesaram para prestar todo o tipo de apoio psicológico às pessoas afetadas pelo mau tempo na costa norte", refere a Secretária da Saúde.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres