Wilson Filipe nasceu em Manique do Intendente e esteve ligado a um filme sobre a ocupação da Torre Bela, obra do cineasta José Filipe Costa.
Wilson Filipe, também conhecido por Sabu, o Marinheiro, uma das principais figuras ligadas à ocupação da Herdade da Torre Bela em 1975, morreu na quinta-feira na Azambuja, onde residia, contou à agência Lusa fonte próxima da família.
Wilson Filipe, de 72 anos, ter-se-á sentido mal e ainda foi transportado para o hospital, mas sem sucesso.
As cerimónias fúnebres, adiantou a mesma fonte, devem decorrer na segunda-feira ou na terça-feira.
Ocupada a 23 de abril de 1975 por vários trabalhadores da Azambuja, a Herdade da Torre Bela ficou conhecida por não ter tido intervenção partidária, tendo sido criada uma cooperativa popular e não comunista, como era comum.
Até ao 25 de Abril, a agricultura portuguesa não era valorizada a nível político nem económico, estando integrada no Ministério da Economia como Secretaria de Estado, uma situação que o 25 de Abril veio alterar, com a criação não só do Ministério da Agricultura mas também do Instituto da Reforma Agrária.
Sob o lema "a terra para quem a trabalha", a reforma agrária do período da democratização arrancou com várias ocupações de terras um pouco por todo o país, protagonizadas por movimentos populares e fortemente apoiadas pelo Partido Comunista Português (PCP), devido ao agravamento do desemprego.
Idealizada pelo general Vasco Gonçalves, a reforma agrária (oficializada pela lei de 15 de abril de 1975) dá-se num contexto politicamente conturbado.
Membro da comissão política do MFA, Vasco Gonçalves foi primeiro-ministro do segundo ao quinto governos provisórios. Como primeiro-ministro, foi mentor da reforma agrária e das nacionalizações dos principais meios de produção privados como a banca, seguros e transportes públicos, por exemplo.
A reforma agrária foi uma das mais importantes e também mais polémicas medidas de Vasco Gonçalves, sendo que o próprio considerou uma "medida difícil" a constituição de cooperativas e a distribuição de terras.
O argumento do então primeiro-ministro, falecido em 2005, era o de que era preciso tirar o povo da fome e da miséria, numa altura em que o fosso entre ricos e pobres era muito acentuado.
Wilson Filipe, conta um artigo de 2007 do Diário de Notícias, nasceu em Manique do Intendente e esteve ligado a um filme sobre a ocupação da Torre Bela, obra do cineasta José Filipe Costa.
A obra do realizador centra-se sobretudo num outro filme, "Torre Bela", do alemão Thomas Harlan, documento feito em 1977, dois anos após ocupação da herdade.
Morreu Wilson Filipe, um dos líderes da ocupação da Torre Bela em 1975
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres