Sábado – Pense por si

Santana "esperava pior" no resultado ao Conselho Nacional

18 de fevereiro de 2018 às 13:37
As mais lidas

Os sociais-democratas não acolheram bem os eleitos de Rui Rio para a Comissão Política Nacional. Registou-se um número muito elevado de votos nulos e brancos: 35,2%.

Pedro Santana Lopes, candidato derrotado à liderança do PSD, mostrou-se hoje "bastante contente" com os resultados da lista conjunta com Rui Rio ao Conselho Nacional, confessando que "com a insatisfação que havia esperava um bom bocado pior".

"No que respeita à votação para a lista do Conselho Nacional, confesso-lhe que sendo o melhor resultado de listas para o Conselho Nacional desde que eu pude conferir, com listas conjuntas ou sem listas conjuntas, confesso que estou bastante contente. Com a insatisfação que havia esperava um bom bocado pior", disse aos jornalistas junto ao palco do 37. º Congresso Nacional, momentos antes do encerramento da reunião magna do partido.

Com oito listas aquele órgão nacional, Pedro Santana Lopes admitiu que o resultado "foi bastante melhor do que eu esperava", recordando que "nunca nenhuma lista oficial teve a maioria".

A Comissão Política Nacional do novo presidente do PSD, Rui Rio, foi hoje eleita com 64,7% dos votos, disseram à Lusa fontes sociais-democratas.

Segundo as mesmas fontes, a lista de Rui Rio foi eleita com 476 votos favoráveis, 190 brancos e 69 nulos. Registaram-se 735 votantes.

Elina Fraga é "responsabilidade" de Rui Rio

A escolha de Elina Fraga para a Comissão Política do PSD tem sido polémica. Além de ter feito queixa-crime ao Executivo do governo PSD/CDS de Passos Coelho, o mandato da ex-bastonária foi alvo de uma recente auditoria que apontou incumprimentos do Código da Contratação Pública, violações dos estatutos e falta de controlo orçamental. Santana Lopes afasta-se de qualquer polémica.

"Sei que há polémica, mas não quero entrar nelas. Respeito as escolhas do Dr. Rui Rio. Para a Comissão Política não houve listas conjuntas, a responsabilidade é dele e ele assume-a. Cada líder tem as suas equipas, de certeza que as minhas escolhas não eram iguais, mas não estou a dizer isso por essa pessoa em concreto", disse.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.