Sábado – Pense por si

Rui Pinto é uma das 17 testemunhas protegidas pelo Estado

SÁBADO
SÁBADO 02 de setembro de 2020 às 07:29

Beneficiários do programa de proteção podem mudar de nome, de casa, de país e até fazer uma plástica para alterar o rosto.

Rui Pinto é uma das 17 testemunhas protegidas atualmente pelo Estado. No total, beneficiam de programas especiais de segurança 27 pessoas: 17 testemunhas e dez familiares. A maioria é de nacionalidade portuguesa, apenas sete são estrangeiros. Podem mudar de nome e até de cara. E, por razões de segurança, há quem seja ‘obrigado’ a mudar-se para o estrangeiro. Desde 2003 já houve 93 beneficiários (47 testemunhas e 46 familiares), segundo revelam os dados da Comissão de Programas Especiais de Segurança (CPES), a que o Correio da Manhã teve acesso. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.