NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Autarca do Porto indicou o vereador do Turismo para o cargo. Melchior Moreira, presidente da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte, encontra-se em prisão preventiva.
O presidente da direcção da Associação de Turismo do Porto e Norte,Rui Moreira, demitiu-se do cargo e indicou o vereador do Turismo da Câmara do Porto para o substituir em representação da autarquia, avançou hoje à Lusa fonte oficial.
O vereador da Câmara do Porto, Ricardo Valente, com os pelouros da Economia, Turismo e Comércio, confirmou hoje à agência Lusa que ia ser o novo presidente da direcção da Associação de Turismo do Porto e Norte (ATP) em "representação da Câmara Municipal do Porto", um cargo que vinha a ser ocupado por Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto.
"A Câmara do Porto, por uma questão estatutária tem direito a estar representada nesse organismo [ATP] e o presidente Rui Moreira entendeu que deveria ser o vereador com a pasta do Turismo".
Em Setembro de 2017, a ATP anunciava, em comunicado, que nos novos corpos sociais para o triénio 2017/2019 o presidente da direcção da ATP seria Rui Moreira, e na vice-presidência estaria Mário Ferreira, empresário do turismo, designadamente na actividade de cruzeiros no rio Douro, e Nuno Botelho, presidente da Associação Comercial do Porto.
No mesmo comunicado da ATP era realçado "um marco particularmente relevante" que era a "aproximação da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte (ERT) à ATP, enquanto Agência Regional de Promoção Turística", comMelchior Moreira, presidente da ERT, a assumir a "função de presidente da mesa da Assembleia Geral da ATP.
Questionado pela Lusa sobre se a demissão da Rui Moreira poderia também estar relacionada com a detenção e prisão preventiva de Melchior Moreira, Ricardo Valente negou e explicou que a ERT está na ATP porque a "direcção da ATP, como um todo, decidiu incluir a representação institucional da ERT na ATP".
O actual presidente da ERT, Melchior Moreira, que foi reeleito em Junho deste ano para um novo e último mandato na Turismo do Porto e Norte de Portugal, está em prisão preventiva desde Outubro passado e é um dos cinco suspeitos numa alegada viciação de procedimentos de contratação pública.
A Associação de Turismo do Porto e Norte vai receber 6,2 milhões de euros para a promoção turística externa entre 2019-2021, que se traduz num aumento de 38% em relação ao triénio que termina agora, avançou esta semana à Lusa fonte oficial da ATP.
Sobre o aumento em 38% da verba que a ATP vai receber do Estado, Ricardo Valente assume que se trata de uma "notícia que o satisfaz" e que vem "validar a aposta do país na fileira do Turismo", bem como vem "reconhecer o excelente trabalho que a ATP tem estado a desenvolver".
O Norte é uma região que está a crescer a dois dígitos, quase a 12%, em termos de proveitos totais", acrescentou.
A Lusa tentou obter informações da ATP sobre a mudança na presidência da direcção, mas não foi possível até ao momento, tendo-nos sido explicado por fonte do gabinete de imprensa que o director executivo, Rui Gonçalves, se encontrava em viagem de trabalho de regresso dos Açores.
A Lusa pediu um esclarecimento ao presidente da Câmara do Porto sobre a sua demissão do cargo na ATP, mas até ao momento ainda não foi possível obter resposta.
Rui Moreira demite-se da Associação Turismo do Porto
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A grande mudança de paradigma na política portuguesa, a favor de contas públicas equilibradas, não acabou com maus hábitos recentes, como vemos este ano.
Ao ver os socialistas que apoiam a Flotilha "humanitária" para Gaza tive a estranha sensação de estar a ver a facção do PS que um dia montará um novo negócio, mais alinhado com a esquerda radical, deixando o PS “clássico” nas águas fétidas (para eles) do centrão.
Considerada já uma "epidemia", o cansaço é um tema sério e que afeta milhões de pessoas na sua vida pessoal e profissional. Acompanhamos Seguro nas suas férias e tentámos perceber o que vai acontecer nos recreios sem telemóveis.
As declarações do ministro das migrações, Thanos Plevris – “Se o seu pedido for rejeitado, tem duas opções: ir para a cadeia ou voltar para o seu país… Não é bem-vindo” – condensam o seu programa, em linha com o pensamento de Donald Trump e de André Ventura.