Sábado – Pense por si

RTP. Eurovisão tem melhor audiência em 10 anos

A final da Eurovisão de 2018 teve a melhor audiência na RTP em 10 anos, ultrapassando a edição de 2017, quando Salvador Sobral venceu. Momento de Salvador e Caetano foi dos pontos altos da noite.

A audiência televisiva da final da Eurovisão deste ano, realizada em Lisboa, bateu o recorde dos últimos dez anos, segundo dados divulgados este domingo pela RTP. De acordo com a estação televisiva cerca de 1 milhão e 547 mil espectadores viram a emissão de sábado do primeiro ao último minutos, o que impulsionou uma audiência de 16 pontos de rating e uma quota de mercado de 36,4% de share.

O melhor minuto do espectáculo, em termos de audiência, ocorreu às 23h39, em que mais de metade dos portugueses que estavam a ver televisão, estão a seguir a RTP1: 19,6 pontos de rating e 50,2% de quota de mercado (share). Segundo a RTP, o momento em que Salvador Sobral e Caetano Veloso cantaram a música "Amar Pelos Dois" foi também um "grande sucesso de audiências. Nesse momento, 1.811.000 pessoas assistiram à actuação luso-brasileira, o que significou um share de 43%.

A final do Festival Eurovisão da Canção fez com que a RTP tivesse um share de 21,7% durante o dia de sábado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.