Arquipélago da Madeira será o primeiro a ser afetado. Mas ao longo da semana, a chuva vai chegar a todo o País.
O estado do tempo vai agravar-se na próxima semana. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Madeira vai estar sob influência de uma "massa de ar tropical com elevado conteúdo em vapor de água, transportada na circulação de uma depressão complexa que se estende desde a região a sul dos Açores até ao arquipélago da Madeira". Porém, a chuva vai afetar o resto do País.
Esta massa de ar tropical é descrita como um "rio atmosférico", fenómeno que provoca "precipitação forte e persistente, por vezes acompanhada de trovoada e vento forte, com rajadas, com maior impacto nas vertentes sul e nas terras altas, suscetível de originar deslizamentos de terras, cheias repentinas e enxurradas".
O impacto deste rio atmosférico irá sentir-se no arquipélago da Madeira a partir da tarde desta segunda-feira, 5, até meio da tarde de dia 6, terça-feira.
No arquipélago dos Açores, o IPMA emitiu hoje avisos amarelo e laranja para sete ilhas dos Açores, devido à possibilidade de ocorrência de chuva, trovoada e vento, entre segunda-feira e quarta-feira.
As ilhas do grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) estão sob aviso laranja, o segundo mais grave da escala, entre as 21:00 locais (22:00 em Lisboa) de segunda-feira e as 09:00 de terça-feira, devido à previsão de "precipitação por vezes forte", que pode "ser acompanhada de trovoada", revelou o IPMA, em comunicado.
Entre as 09:00 e as 21:00 de segunda-feira e entre as 09:00 de terça-feira e as 06:00 de quarta-feira, as duas ilhas estão sob aviso amarelo, também devido à previsão de chuva e trovoada.
Já para as ilhas do grupo central (Terceira, São Jorge, Graciosa, Pico e Faial) foi emitido um aviso amarelo entre as 06:00 de terça-feira e as 00:00 de quarta-feira, devido à possibilidade de ocorrência de "precipitação por vezes forte", que pode "ser acompanhada de trovoada".
Nestas cinco ilhas vigora ainda um aviso amarelo, devido à previsão de vento, com direção de nordeste, entre as 09:00 de terça-feira e as 00:00 de quarta-feira.
Já no Continente, estão previstos aguaceiros já a partir de segunda-feira, em particular no interior Norte e Centro. Porém, na Grande Lisboa, pode já chover amanhã, de acordo com a previsão do IPMA. A partir de quarta-feira, dia 7, a previsão já é de chuva em todo o país.
Em outubro de 2022, o País já foi afetado por um rio atmosférico, que causou avisos laranja em seis distritos e amarelo em outros sete. Foram registadas centenas de ocorrências devido à precipitação forte pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Notícia atualizada às 15h03 com alertas emitidos pelo IPMA.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres