Sábado – Pense por si

"Rio atmosférico". Estado do tempo vai agravar-se em algumas zonas do País

Leonor Riso
Leonor Riso 04 de junho de 2023 às 12:59
As mais lidas

Arquipélago da Madeira será o primeiro a ser afetado. Mas ao longo da semana, a chuva vai chegar a todo o País.

O estado do tempo vai agravar-se na próxima semana. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Madeira vai estar sob influência de uma "massa de ar tropical com elevado conteúdo em vapor de água, transportada na circulação de uma depressão complexa que se estende desde a região a sul dos Açores até ao arquipélago da Madeira". Porém, a chuva vai afetar o resto do País. 

Esta massa de ar tropical é descrita como um "rio atmosférico", fenómeno que provoca "precipitação forte e persistente, por vezes acompanhada de trovoada e vento forte, com rajadas, com maior impacto nas vertentes sul e nas terras altas, suscetível de originar deslizamentos de terras, cheias repentinas e enxurradas".

O impacto deste rio atmosférico irá sentir-se no arquipélago da Madeira a partir da tarde desta segunda-feira, 5, até meio da tarde de dia 6, terça-feira.

No arquipélago dos Açores, o IPMA emitiu hoje avisos amarelo e laranja para sete ilhas dos Açores, devido à possibilidade de ocorrência de chuva, trovoada e vento, entre segunda-feira e quarta-feira.

As ilhas do grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) estão sob aviso laranja, o segundo mais grave da escala, entre as 21:00 locais (22:00 em Lisboa) de segunda-feira e as 09:00 de terça-feira, devido à previsão de "precipitação por vezes forte", que pode "ser acompanhada de trovoada", revelou o IPMA, em comunicado.

Entre as 09:00 e as 21:00 de segunda-feira e entre as 09:00 de terça-feira e as 06:00 de quarta-feira, as duas ilhas estão sob aviso amarelo, também devido à previsão de chuva e trovoada.

Já para as ilhas do grupo central (Terceira, São Jorge, Graciosa, Pico e Faial) foi emitido um aviso amarelo entre as 06:00 de terça-feira e as 00:00 de quarta-feira, devido à possibilidade de ocorrência de "precipitação por vezes forte", que pode "ser acompanhada de trovoada".

Nestas cinco ilhas vigora ainda um aviso amarelo, devido à previsão de vento, com direção de nordeste, entre as 09:00 de terça-feira e as 00:00 de quarta-feira.

Já no Continente, estão previstos aguaceiros já a partir de segunda-feira, em particular no interior Norte e Centro. Porém, na Grande Lisboa, pode já chover amanhã, de acordo com a previsão do IPMA. A partir de quarta-feira, dia 7, a previsão já é de chuva em todo o país.

Em outubro de 2022, o País já foi afetado por um rio atmosférico, que causou avisos laranja em seis distritos e amarelo em outros sete. Foram registadas centenas de ocorrências devido à precipitação forte pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Notícia atualizada às 15h03 com alertas emitidos pelo IPMA. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres