João Ribas, responsável pela organização da exposição de Mapplethorpe, considerou "inaceitável" a interdição a menores de 18 anos de uma sala na exposição em Serralves.
O diretor artístico de Serralves, responsável pela organização da exposição de Mapplethorpe, João Ribas, considerou "inaceitável" a interdição a menores de 18 anos de uma sala, justificando esta como um dos motivos da sua demissão.
Em causa está a "alteração" da sinalética à entrada de uma sala com fotografias de caráter mais explícito ou gráfico, que alertava para esse conteúdo, para uma de total interdição a menores de 18 anos, mesmo que acompanhados pelos pais.
"A exigência de incluir a referência aos 18 anos para tornar a sala interdita, parece-me inaceitável. Temos 20 anos de prática, em que houve outros conteúdos gráficos e explícitos com esta sinalética, usada em outras partes do mundo", afirmou.
Esta sinalética referida pelo responsável, que deveria ser colocada à entrada da sala ou na zona de transição entre os espaços, avisava para a existência de conteúdos explícitos.
João Ribas acrescentou ainda que também estava previsto a existência de um assistente de sala, além da sinalética que alertava para os pais ou adultos que acompanhavam os menores.
"O que acontece sempre é um aviso sensato na entrada ou na transição entre os espaços desses conteúdos que alertam e permitem ao público escolher, com um aviso e assistente de sala. A sinalética não limitava a faixa etária, alertava para conteúdos", frisou.
"Não entendi e achei de mau gosto interditar", o que significava que nem acompanhado de um adulto os menores de 18 anos poderiam entrar na sala".
João Ribas lembrou que inclusivamente já houve sexo explícito em exposições e não houve esta proibição.
O responsável afirmou ainda que pensa numa "exposição aberta a todos e questiona: "Um jovem de 15 anos que tem acesso a tudo na internet não pode ir assistir a uma exposição de Mapplethorpe acompanhado do seu pai?".
João Ribas salientou ainda aos deputados que é "demissionário num quadro de resistência a um cenário" que considera "intolerável".
Ribas diz que interdição a menores de 18 de fotos de Mapplethorpe é inaceitável
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A ameaça russa já começa a ter repercussões concretas no terreno. É disso exemplo as constantes e descaradas incursões de aeronaves russas, principalmente drones, em território europeu.
A análise dos relatórios oficiais, alicerçada em factos e não em perceções, demonstra que o desempenho do Ministério Público continua a pautar‑se por exigência técnica, rigor e eficácia, mesmo perante constrangimentos evidentes de recursos.
Ser liberal é viver e deixar viver. É também não sucumbir ao ressentimento social: as páginas em que Cotrim de Figueiredo confessa essa tentação quando olhava para os colegas mais abonados do Colégio Alemão são de uma honestidade tocante.