Sábado – Pense por si

Repórter SÁBADO. Uma “mancha negra” em Coimbra

Cláudia Rosenbusch
Cláudia Rosenbusch 19 de junho de 2024 às 23:30

Autarca de Coimbra e população acusam Central Solar Fotovoltaica de Cernache de destruir património histórico e de abater milhares de árvores em nome da energia verde. A empresa admite que nem tudo correu na perfeição, mas nega que tenha arrasado o património.

Leonel Sousa está no pátio de casa, na povoação de Casa Telhada, freguesia de Cernache, concelho de Coimbra. A poucos metros dali, mesmo do outro lado da estrada, consegue ver uma mancha negra que, não há muito tempo, era apenas floresta. “Isto é uma coisa medonha!! Já viram bem isto?”, pergunta, enquanto aponta para os painéis fotovoltaicos. A poucos quilómetros de distância, na povoação de Feteira, Olinda Cunha já desabafara: “Ainda se fez um abaixo-assinado, mas não valeu de nada.”

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.