Sábado – Pense por si

Repórter SÁBADO: 20 milhões em dívidas aos estivadores

Ana Leal
Ana Leal 03 de julho de 2024 às 23:00

É uma das maiores dívidas em salários de sempre em Portugal. Cerca de 140 famílias perderam o rendimento e o posto de trabalho na insolvência, que acusam de dolosa, da AETPL. Na longa batalha judicial, os primeiros processos já foram ganhos pelos estivadores.

São mais de 140 famílias afetadas. Uma luta sem tréguas entre estivadores e patrões que culminou num despedimento coletivo no Porto de Lisboa. Mais de quatro anos depois, há famílias destruídas, que perderam a casa e que continuam a receber apoio psiquiátrico. “Não há um fim, nós somos como os alcoólicos, fazemos um tratamento, mas nunca deixamos de ser alcoólicos”, disse à SÁBADO, Rui Monteiro, um dos 140 estivadores que foi descartado, de um dia para o outro. “Cheguei a ter pensamentos suicidas, já não fazia sentido continuar a viver.” Valeu-lhe o apoio da família, que nunca desistiu dele. “A determinada altura, o Rui apagou-se e eu entrei num registo de sobrevivência”, confessou Tânia Kanji, mulher de Rui Monteiro que, durante algum tempo, passou a ser o “homem” da casa.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.