Os corpos dos três menores já chegaram a Portugal e ficarão sepultados no cemitério de Murça, em Vila Real
O funeral das três crianças portuguesas que morreram num acidente de viação no sábado, perto de Zamora, Espanha, realiza-se esta terça-feira, às 9h30, na Igreja Matriz de Murça, distrito de Vila Real, avançou ontem fonte autárquica.
Segundo a fonte, os corpos, que deverão chegar a Portugal ainda durante a tarde de hoje, serão sepultados no cemitério de Murça, terra natal da família.
O acidente que vitimou mortalmente três crianças portuguesas e deixou dois feridos ocorreu no sábado de manhã, quando o carro em que seguiam colidiu com um camião ao quilómetro 482 da estrada N-122, perto de Cerezal de Aliste, província de Zamora, no noroeste do país.
As crianças que morreram, dois rapazes e uma menina, tinham quatro, oito e doze anos. O acidente ocorreu quando vinham a caminho de Portugal (mais concretamente para a vila de Murça), provenientes de França.
A estrada em que seguiam, a Nacional 122, é habitualmente usada por emigrantes que vêm a Portugal passar as férias.
O carro em que as crianças vinham, um Opel Zafira, colidiu com um camião carregado de pneus, que se incendiou, embora o condutor do pesado tenha saído ileso. O condutor do camião, que se dirigia para a Holanda, é também de nacionalidade portuguesa.
Quanto ao adulto que sobreviveu, o pai das crianças e condutor do carro no momento do acidente, está "fora de perigo" e vai sair hoje dos cuidados intensivos para um quarto normal no Hospital Virgen de la Concha (que integra o Complexo Assistencial de Zamora).
"Está a evoluir favoravelmente e vai passar hoje ao andar [dos quartos normais, fora dos Cuidados Intensivos", disse à agência Lusa uma fonte da tutela da Saúde da Junta (Governo Regional) de Castilla y León.
A outra sobrevivente, uma menor de 13 anos de nacionalidade francesa, recebeu alta hoje de manhã, adiantou a mesma fonte.
Realiza-se hoje o funeral das crianças falecidas em Espanha
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.