De acordo com o IPMA, estão em risco máximo cerca 40 concelhos dos distritos de Faro, Leiria, Portalegre, Santarém, Viseu, Castelo Branco, Guarda e Bragança
Quase 40 concelhos de oito distritos de Portugal continental estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o Instituto, estão em risco máximo cerca 40 concelhos dos distritos de Faro, Leiria, Portalegre, Santarém, Viseu, Castelo Branco, Guarda e Bragança.
O IPMA dava conta de vários concelhos com risco elevado e muito elevado em todos os 18 distritos de Portugal Continental.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre "reduzido" e "máximo".
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Às 6h30, de acordo com a página da Internet da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) não havia incêndios de grandes dimensões.
Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, tornando-se geralmente muito nublado no litoral Norte e Centro a partir do meio da tarde.
A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado de noroeste, soprando moderado a forte, por vezes com rajadas até 65 quilómetros por hora no litoral e nas terras altas, em especial durante a tarde.
Em Lisboa, as temperaturas vão oscilar entre 16 e 24 graus Celsius, no Porto entre 13 e 22, em Vila Real entre 11 e 25, em Viseu entre 09 e 24, em Bragança entre 12 e 28, na Guarda entre 10 e 24, em Coimbra entre 12 e 24, em Castelo Branco entre 14 e 30, em Portalegre entre 12 e 29, em Santarém entre 15 e 26, em Évora e Beja entre 13 e 30 e em Faro entre 15 e 31.
Quase 40 concelhos de oito distritos em risco máximo
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.