Sábado – Pense por si

PSP detém militares de porta-aviões suspeitos de roubo e agressão

Os marinheiros do porta-aviões Harry S. Truman, fundeado em Lisboa desde sábado, são suspeitos de terem agredido e roubado um telemóvel a um taxista.

Dois militares da tripulação que acompanha o porta-aviões 'USS Harry S. Truman', fundeado em Lisboa desde sábado, foram detidos hoje de madrugada, por suspeita de agressão e roubo de telemóvel a um taxista, disse à Lusa fonte policial.

Os dois militares norte-americanos, de 21 e 23 anos, detidos pela PSP pelas 2h00, na Rua da Palma, em Lisboa, são suspeitos de "agredirem e roubarem o telemóvel" ao taxista que os transportou, que teve de receber tratamento hospitalar, segundo a mesma fonte.

Os dois militares foram esta tarde transportados para o Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, no Campus da Justiça, para serem presentes a um juiz.

Fonte judicial disse à Lusa que os dois suspeitos estão acompanhados de um representante da embaixada dos Estados Unidos da América em Lisboa, um advogado e um representante da Marinha Portuguesa.

O porta-aviões 'USS Harry S. Truman' e o 'destroyer' (navio escolta) 'USS Forrest Sherman' estão fundeados no rio Tejo desde sábado, para uma paragem de descanso de quatro dias após meses em missão.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.