PSD quer ouvir Álvaro Santos Pereira na AR sobre corrupção destacada pela OCDE

Lusa 19 de fevereiro de 2019
As mais lidas

Os sociais-democratas querem que Santos Pereira explique "que razões concretas o levaram a colocar o seu enfoque" em duas áreas como a reforma da justiça e a corrupção.

O PSD pediu a audição do ex-ministro Álvaro Santos Pereira no parlamento para debater o relatório da OCDE sobre Portugal "na parte que se refere à reforma da justiça e à corrupção".

Alvaro Santos Pereira
Alvaro Santos Pereira
Alvaro Santos Pereira
Alvaro Santos Pereira
O requerimento dos sociais-democratas para ouvir Álvaro Santos Pereira foi entregue na segunda-feira na Assembleia da República e deverá ser votado na quarta-feira na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

Em causa estão, segundo os deputados do PSD, notícias de que "o Governo exigiu a exclusão do diretor do Departamento que coordena os relatórios sobre as economias dos países membros da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico]", Álvaro Santos Pereira, da apresentação do documento da OCDE sobre as perspetivas económicas para Portugal - o Economic Survey - "simplesmente porque este pôs como um dos dois temas centrais desse relatório a reforma da justiça e a corrupção".

"Já era conhecido o desconforto do Governo em relação a esta matéria, sobretudo, no que se refere à corrupção, sendo, no entanto, inédita esta posição de força assumida pelo Governo", argumenta o Grupo Parlamentar social-democrata no requerimento.

<blockquote class="embedly-card"><h4><a href="https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/ocde-diz-que-e-preciso-fortalecer-ministerio-publico-para-combater-corrupcao">OCDE diz que é preciso fortalecer Ministério Público para combater corrupção</a></h4><p>A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico ( OCDE) considera que é preciso continuar a melhorar a capacidade do Ministério Público para combater a criminalidade económica e financeira em Portugal, incluindo a corrupção.</p></blockquote>
<script async src="//cdn.embedly.com/widgets/platform.js" charset="UTF-8"></script>

Para o PSD, a reforma da justiça e a temática da corrupção são "dois temas nucleares acompanhados no âmbito da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias" da Assembleia da República, pelo que "importa ouvir, de viva voz, o que tem a dizer sobre estas duas matérias" o ex-ministro de Passos Coelho e atual diretor da OCDE Álvaro Santos Pereira, autor do referido relatório.

No início do mês de janeiro, o jornal Expresso indicou que a corrupção é destacada, pela primeira vez, num relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) sobre a economia nacional, que é publicado a cada dois anos.

O jornal referiu que, na base desta conclusão, está o trabalho da equipa do antigo ministro Álvaro Santos Pereira, o Economic Survey, um radar da OCDE sobre a economia portuguesa.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais