NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Os sociais-democratas querem que Santos Pereira explique "que razões concretas o levaram a colocar o seu enfoque" em duas áreas como a reforma da justiça e a corrupção.
OPSDpediu a audição do ex-ministroÁlvaro Santos Pereirano parlamento para debater o relatório da OCDE sobre Portugal "na parte que se refere à reforma da justiça e à corrupção".
O requerimento dos sociais-democratas para ouvir Álvaro Santos Pereira foi entregue na segunda-feira na Assembleia da República e deverá ser votado na quarta-feira na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.
Em causa estão, segundo os deputados do PSD, notícias de que "oGovernoexigiu a exclusão do diretor do Departamento que coordena os relatórios sobre as economias dos países membros da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico]", Álvaro Santos Pereira, da apresentação do documento daOCDEsobre as perspetivas económicas para Portugal - o Economic Survey - "simplesmente porque este pôs como um dos dois temas centrais desse relatório a reforma da justiça e a corrupção".
"Já era conhecido o desconforto do Governo em relação a esta matéria, sobretudo, no que se refere à corrupção, sendo, no entanto, inédita esta posição de força assumida pelo Governo", argumenta o Grupo Parlamentar social-democrata no requerimento.
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico ( OCDE) considera que é preciso continuar a melhorar a capacidade do Ministério Público para combater a criminalidade económica e financeira em Portugal, incluindo a corrupção.
Para o PSD, a reforma da justiça e a temática da corrupção são "dois temas nucleares acompanhados no âmbito da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias" da Assembleia da República, pelo que "importa ouvir, de viva voz, o que tem a dizer sobre estas duas matérias" o ex-ministro de Passos Coelho e atual diretor da OCDE Álvaro Santos Pereira, autor do referido relatório.
No início do mês de janeiro, o jornalExpressoindicou que a corrupção é destacada, pela primeira vez, num relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) sobre a economia nacional, que é publicado a cada dois anos.
O jornal referiu que, na base desta conclusão, está o trabalho da equipa do antigo ministro Álvaro Santos Pereira, o Economic Survey, um radar da OCDE sobre a economia portuguesa.
PSD quer ouvir Álvaro Santos Pereira na AR sobre corrupção destacada pela OCDE
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.