Sábado – Pense por si

PSD estuda triunvirato para suceder a Albuquerque

Maria Henrique Espada
Maria Henrique Espada 26 de janeiro de 2024 às 16:01

Saída do líder do governo leva PSD regional a procurar solução consensual, com Tranquada Gomes a liderar. Mas podendo incluir os ex-secretários regionais Sérgio Marques e Manuel António.

O PSD madeirense tem passado as últimas horas em busca de uma solução parasuceder a Miguel Albuquerque, que deverá renunciar ao cargo de presidente do Governo Regional da Madeira. A decisão final deverá ser tomada ainda esta sexta-feira, numa reunião da comissão política do PSD-M, que arranca às 17h00, no Funchal. A solução que se foi tornando mais consensual no partido é a de um executivo liderado por Lino Tranquada Gomes, advogado, e que não tem anticorpos dentro do PSD Madeira, permitindo uma transição sem fraturas internas. Tranquada tem, além disso, um perfil quase senatorial, tendo sido presidente da Assembleia Legislativa Regional.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.