Sábado – Pense por si

Protesto de enfermeiros "chumbado" pela PGR

20 de julho de 2017 às 15:47
As mais lidas

Procuradoria-Geral da República alerta para possíveis processos disciplinares a enfermeiros especialistas

A Procuradoria-Geral da República (PGR) emitiu um parecer em que se manifesta contra o protesto dos enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia que não são remunerados por esta especialização. Os enfermeiros especialistas em protesto podem ser responsabilizados civil e disciplinarmente, bem como incorrer em faltas injustificadas, segundo um parecer do conselho consultivo da PGR. 

Segundo o jornal Expresso, os clínicos também foram alertados para a possibilidade de processos disciplinares.

O parecer tinha sido pedido pelo Ministério da Saúde a propósito do protesto dos enfermeiros especialistas, que está desde o início do mês a paralisar blocos de partos.

Segundo o documento, os enfermeiros especialistas têm legitimidade para defender os seus salários através da greve, mas ""a recusa de prestação de serviço dos enfermeiros com título de especialista não é enquadrável numa greve". Tal conduz a "faltas injustificadas". Se não quiserem cumprir funções que se enquadrem na sua especialidade, por não ganharem mais por isso, também estão sujeitos a processos disciplinares.

"Acresce que também não é de afastar a responsabilidade civil dos enfermeiros pelos danos causados aos utentes, quando designadamente não seja salvaguardada a prestação de determinados serviços", indica o parecer. A PGR indica ainda que a Ordem dos Enfermeiros não pode convocar uma greve. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!