Sábado – Pense por si

Protecção Civil mantém alerta amarelo em Portugal até segunda-feira

14 de fevereiro de 2016 às 13:54
As mais lidas

A Autoridade Nacional de Protecção Civil anunciou hoje que vai manter o nível de alerta amarelo em Portugal até às 8h de amanhã, altura em que se espera um desagravamento das condições

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) anunciou hoje que vai manter o nível de alerta amarelo em Portugal até às 8h de segunda-feira, esperando-se um desagravamento a partir dessa hora.

Esta informação foi prestada pelo comandante operacional nacional, José Manuel Moura, em conferência de imprensa para apresentação de um ponto de situação sobre o mau tempo e perspectivas para as próximas horas.

O nível de alerta amarelo é o terceiro mais grave de quatro níveis da protecção civil e significa a previsão de ocorrência de fenómenos que, não sendo invulgares, podem representar um dano potencial para pessoas e bens.

Distrito do Porto afectado

Inundações, quedas de telhas, de ramos, de chaminés e de algumas árvores foram as principais ocorrências provocadas pelo mau tempo no distrito do Porto, disseram à Lusa fontes dos bombeiros e de outras autoridades.

O Centro Distrital de Operações de Socorro do Porto referiu que não há nenhuma situação grave a registar, nem que tenha provocado danos materiais significativos.

De acordo com os Sapadores do Porto e de Gaia, a noite foi considerada normal para as condições atmosféricas verificadas e só ao início da manhã os pedidos de auxílio começaram a chegar em maior número, a maior parte dos quais devido a quedas de telhas, de chaminés, pequenas inundações e "duas ou três" quedas de árvores.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.