Sábado – Pense por si

Produção nacional de batata em risco de ser afectada pela traça da Guatemala

A secretária-geral da associação Porbatata alertou para a necessidade de apoios económicos.

A secretária-geral da associação Porbatata disse esta quarta-feira à Lusa que há risco da produção nacional de batata ser afectada pela traça da Guatemala, provocando "efeitos económicos muito graves" e alertou para a necessidade de apoios económicos.

"É uma praga devastadora a nível dos tubérculos, nos campos como em armazém. Destrói as culturas quase por inteiro e, por esse motivo, nós estamos muito preocupados porque esta situação poderá levar a efeitos económicos muito graves […]. Uma das nossas principais lutas é que, se a praga entrar [em Portugal], possa haver alguma compensação para os produtores e armazenistas", disse Sandra Pereira, em declarações à Lusa.

E prosseguiu: "Esta é uma praga de quarentena. Como o nome indica, a origem é da América Central. Veio para as Canárias e, posteriormente, entrou no norte de Espanha. Existe o risco de chegar a Portugal devido até aos circuitos comerciais".

De acordo com a responsável, Portugal já tem um plano de contingência para a praga, da responsabilidade da Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), que prevê "medidas de contenção e monitorização da praga", de forma a prevenir a sua chegada a Portugal ou a minimizar os estragos.

"Se a praga entrar em Portugal, deverão ser tomadas medias muito drásticas", alertou.

No entanto, a secretária-geral da Porbatata referiu que, neste momento, a única medida que pode ser tomada é a prevenção, sublinhando que esta praga confunde-se com a vulgar traça da batata, o que dificulta a identificação por parte dos produtores.

"A DGAV e o Ministério da Agricultura estão a fazer a monitorização e têm colocado armadilhas nas zonas de possível entrada do insecto. É o que pode ser feito neste momento", sublinhou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Ventos de Oeste

Chuvas intensas vão cair (Parte III)

Depois do canalha Musk ter tido o descaramento de declarar que a empatia é uma das fraquezas fundamentais da civilização europeia, eis que a Administração Trump se atreve a proclamar que as actividades da UE minam a liberdade política e a soberania dos povos.