Caso a decisão de levar ou não os arguidos a julgamento não seja proferida até 18 de novembro, 39 dos arguidos terão de ser postos em liberdade.
O processo conhecido como 'Hells Angels', com 89 arguidos, foi remetido para o Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), após os tribunais de Lisboa e de Loures se declararem "territorialmente incompetentes" para a realização da fase de instrução.
Fonte do Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Loures e advogados de arguidos disseram à agência Lusa que o processo seguiu na manhã de hoje para distribuição no TCIC, em Lisboa, após o TIC se declarar "territorialmente incompetente" para a instrução, fase facultativa requerida por cerca de 70 dos arguidos e que visa decidir por um juiz de instrução criminal (JIC) se o processo segue e em que moldes para julgamento.
Inicialmente, o processo foi distribuído ao TIC de Lisboa, que depois de se declarar "territorialmente incompetente" para a realização da fase instrutória, enviou o processo na semana passada para o TIC de Loures, que agora também se declarou "territorialmente incompetente".
Caso a decisão instrutória (de levar ou não os arguidos a julgamento) não seja proferida até 18 de novembro, 39 dos arguidos (34 em prisão preventiva e cinco em prisão domiciliária) terão de ser postos em liberdade, pois atingem nesse dia o prazo máximo de prisão preventiva nestes casos (1 ano e 4 meses).
"O prazo máximo de prisão preventiva ocorre no próximo dia 18 de novembro", indica o despacho da juíza de instrução criminal Cláudia Pina, do TIC de Lisboa, no qual se declarou "territorialmente incompetente", a que a Lusa teve acesso.
As defesas de alguns dos arguidos adiantaram hoje à Lusa que "vão reclamar e recorrer, se necessário, da irregularidade" de não terem sido notificadas para se pronunciarem sobre a incompetência territorial, acrescentando que a distribuição no TCIC deverá decorrer entre hoje e sexta-feira, podendo o processo calhar aos JIC Carlos Alexandre ou Conceição Moreno.
Na eventualidade de o TCIC se declarar igualmente incompetente para a realização da fase de instrução será o Tribunal da Relação de Lisboa a decidir.
Entretanto foram separados do processo principal pelo menos quatro dos arguidos, alguns estrangeiros, devido a atrasos na tradução da acusação para a língua materna de cada um deles e a notificação aos visados em prazo processual atempado.
Segundo a acusação proferida em 10 de julho deste ano, os 89 arguidos, do grupo 'Hells Angels', elaboraram um plano para aniquilar os 'motards' rivais através da força física e de várias armas para lhes causar graves ferimentos e, "se necessário até a morte", incluindo Mário Machado, que foi aceite como assistente no processo.
Os arguidos foram acusados pelo MP de associação criminosa, tentativa de homicídio qualificado agravado pelo uso de arma, ofensa à integridade física, extorsão, roubo, tráfico de droga e detenção de armas e munições entre outros crimes.
A acusação do MP, a que a Lusa teve acesso, sustenta que os arguidos se dirigiram em março de 2018 ao restaurante Mesa do Prior "munidos de facas, machados, bastões e outros objetos perfurantes" para tentarem ferir com gravidade ou mesmo matar seis outros 'motards' do grupo rival Red& Gold, que pertence à estrutura dos Los Bandidos.
Os arguidos entraram no restaurante munidos de martelos, tubos e barras/bastões em ferro e de madeira, correntes em ferro, machadas, soqueiras, bastões extensíveis e facas, com intenção de eliminar, ou ferir com gravidade, vários elementos dos Red& Gold.
Os procuradores do DCIAP concluíram que a atuação dos implicados no processo "obedeceu a um planeamento operacional, através do recrutamento de membros e apoiantes, obtenção de armamento, vestuário de camuflagem, meios de transporte, definição de pontos de concentração e de tarefas durante o ataque, bem como planeamento da fuga.
Processo Hells Angels remetido para Tribunal Central de Instrução Criminal
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres