Sábado – Pense por si

Primeiro-ministro defende que secretária de Estado da Mobilidade agiu bem no plano ético

Em resposta a Rui Rocha, Luís Montenegro argumentou que "a senhora secretária de Estado não obteve nenhuma vantagem diferente daquelas que vigoravam à época para todos os seus colegas na empresa em causa".

O primeiro-ministro defendeu esta quarta-feira, 26, que a secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Dias, agiu corretamente no plano ético ao receber uma indemnização de 80 mil euros quando saiu da CP para a AMT.

Rodrigo Antunes/Lusa

"Senhor deputado Rui Rocha, sim, considero que a senhora secretária de Estado da Mobilidade agiu com os princípios éticos que se deviam aplicar ao caso", afirmou Luís Montenegro, em resposta ao deputado e presidente da Iniciativa Liberal (IL), na Assembleia da República.

Durante o debate quinzenal com o primeiro-ministro, Rui Rocha quis saber que "avaliação ética" o chefe do Governo faz da decisão de Cristina Pinto Dias de receber uma indemnização de 80 mil euros ao sair da CP - Comboios de Portugal, em 2015, para assumir funções de administradora na Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).

Na resposta, Luís Montenegro argumentou que "a senhora secretária de Estado não obteve nenhuma, mas nenhuma vantagem diferente daquelas que vigoravam à época para todos os seus colegas na empresa em causa".

O primeiro-ministro referiu que "a senhora secretária de Estado abdicou, para ir exercer funções no regulador, de qualquer vínculo a alguma entidade que tivesse de resto alguma relação com as funções de regulação" e "abdicou do seu direito a regressar ao seu local de trabalho com correspondente manutenção das suas condições laborais".

"O que quer dizer que a senhora secretária de Estado aconteceu-lhe a ela o que aconteceria e aconteceu a qualquer funcionário daquela empresa naquelas circunstâncias. Sinceramente, querer correlacionar com outros que estiveram em apreciação recente ou ver nisto algum comportamento com falta de ética não é a minha opinião. Assumo-a na íntegra", afirmou.

"Não tenho nenhuma dúvida daquilo que estou a dizer", acrescentou Luís Montenegro.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro