NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Gabinete da ministra da Saúde, Marta Temido, refere que "o Conselho Nacional de Saúde continuará a funcionar, com a presidência assegurada em regime de substituição", e que a governante vai lançar o processo de selecção do nome do novo presidente.
O presidente do Conselho Nacional de Saúde, Jorge Simões, renunciou ao cargo invocando "motivos pessoais", disse esta sexta-feira à Lusa fonte oficial do Ministério da Saúde.
Numa resposta à Lusa, o gabinete da ministra da Saúde, Marta Temido, refere que "o Conselho Nacional de Saúde continuará a funcionar, com a presidência assegurada em regime de substituição", e que a governante vai lançar o processo de selecção do nome do novo presidente, a ser indicado ao Conselho de Ministros.
Jorge Simões é casado com Marta Temido, que, na segunda-feira tomou posse como ministra da Saúde, substituindo Adalberto Campos Fernandes.
A Lusa contactou Jorge Simões, antes da resposta oficial do Ministério da Saúde, tendo o presidente do Conselho Nacional de Saúde afirmado que comunicaria a sua decisão sobre a permanência ou não no cargo em primeiro lugar aos membros do organismo, numa reunião a ter lugar na próxima semana.
Segundo a página ‘online’ do Serviço Nacional de Saúde, o Conselho Nacional de Saúde "é um órgão consultivo do Governo, independente", composto por 30 membros e que visa "garantir a participação das várias forças científicas, sociais, culturais e económicas, na procura de consensos alargados relativamente à política de saúde".
O presidente e o vice-presidente do organismo são designados pelo Conselho de Ministros, sob proposta do membro do Governo responsável pela área da Saúde.
Tem ainda representantes dos utentes, eleitos pela Assembleia da República, das ordens profissionais, das autarquias e personalidades de reconhecido mérito na área da saúde, indicados por várias entidades, com um mandato de quatro anos não renovável.
Jorge Simões foi indicado para a presidência do Conselho Nacional de Saúde em Setembro de 2016, tendo antes dirigido a Entidade Reguladora de Saúde.
Presidente do Conselho Nacional de Saúde renuncia ao cargo
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.