Portal das Matrículas tem sofrido atrasos e problemas de funcionamento e chegou a estar inativo durante várias horas.
O prazo para as matrículas no pré-escolar e 1.º ano terminou na quarta-feira, mas as renovações de matrícula podem ser feitas até 12 de julho, esclareceu hoje o Ministério da Educação.
O esclarecimento da tutela surge no seguimento de dificuldades no acesso à plataforma 'online' em que são feitas as inscrições, que têm vindo a ser relatadas por encarregados de educação nos últimos dois dias.
Na terça-feira, o Ministério da Educação prolongou por mais 24 horas o prazo das matrículas para os alunos do 1.º ano, devido a atrasos e problemas de funcionamento do Portal das Matrículas, que chegou a estar durante várias horas inativo.
Segundo o gabinete do Ministério da Educação, a plataforma digital registou um "afluxo extraordinário de acessos" na segunda-feira, véspera do prazo em que terminariam as matrículas para o pré-escolar e 1.º ano, apesar de 94% dos alunos destes anos já estarem inscritos.
"De facto, a quase totalidade dos acessos registados ontem [quarta-feira] foi já para renovações quando, neste caso, o prazo apenas termina a 12 de julho -- as renovações do 2.º ao 12.º anos decorrem de 26 de junho a 12 de julho", refere a tutela numa nota enviada à Lusa.
Na quarta-feira, o pico de transações por segundo atingiu as 90 mil, acrescenta o ministério.
O lembrete sobre o prazo para as renovações de matrícula está também em destaque no Portal das Matrículas para "dissipar eventuais dúvidas existentes, permitindo acessos mais espaçados" até ao final do período de inscrições.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Através da observação da sua linguagem corporal poderá identificar o tipo de liderança parental, recorrendo ao modelo educativo criado porMaccobye Martin.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.
Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.