
Estudantes da U.Porto pedem Senado Académico urgente para caso de Medicina
O Senado Académico é um "órgão de consulta que tem por missão assegurar a coesão da Universidade do Porto e a participação de todas as unidades orgânicas na sua gestão".
O Senado Académico é um "órgão de consulta que tem por missão assegurar a coesão da Universidade do Porto e a participação de todas as unidades orgânicas na sua gestão".
O reitor da Universidade do Porto denunciou ter recebido pressões de várias pessoas "influentes", sem querer adiantar nomes, para deixar entrar na Faculdade de Medicina 30 candidatos que não tinham obtido a classificação mínima na prova exigida no curso especial de acesso para licenciados noutras áreas.
Entre os milhares de cursos disponíveis, 40 ficaram sem qualquer aluno colocado. Orlando Rodrigues, do Instituto Politécnico de Bragança, alerta que “os cursos que ficam com menos candidatos são os que fazem mais falta ao mercado de trabalho”.
Desde terça-feira que vários 'sites' do Ministério da Educação registaram constrangimentos, chegando a ficar em baixo, incluindo a página da Direção-Geral da Educação, onde está a decorrer, desde segunda-feira, a consulta pública da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e das Aprendizagens Essenciais da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
"No seguimento de uma investigação que decorria há cerca de um ano, por falsificação de documentos, legalização e atribuição de matrículas aos veículos afetos a atividades de âmbito turístico, os militares da Guarda realizaram diligências policiais que culminaram com o cumprimento de dois mandados de busca em armazéns onde se encontravam as viaturas", refere o comunicado.
Universidades e politécnicos públicos lançam este ano 55.956 vagas. Há mais lugares disponíveis em competências digitais, formação de professores e notas mais altas. As candidaturas arrancam a 21 de julho
Jeferson Tenório escreveu sobre as dores de crescimento de um jovem que entra na universidade como estudante negro nos anos 2000.
Rumores têm circulado há já pelo menos um ano nas redes sociais. Saiba o que diz a portaria que regulamenta os critérios de admissão e priorização no acesso às creches.
As primeiras bombas do ELP, a guerra da unicidade sindical, os casos Renascença e República na comunicação social, 400 MRPP's presos pelo Copcon: a violência estalou de vez e abriu alas para o que aí vinha.
O Relatório de Migração e Asilo de 2023 aponta para a presença de perto de 370.000 imigrantes brasileiros em Portugal e muitos queixam-se da espera de emissão de vistos.
Estacionam à beira-rio, mas sem condições. Não têm onde despejar as águas sujas e reabastecerem. A vizinhança queixa-se das concentrações espontâneas, ainda que haja um projeto de construção de um parque com 40 lugares, desde 2015.
Como saltar para as chamas sem se queimar; e como não ser apanhado numa vigilância secreta.
Newsletter de sexta-feira, dia 13.
A SÁBADO esteve na sede da PJ e no comando-geral da GNR para saber como as forças de segurança utilizam a Inteligência Artificial a seu favor. Entre a identificação de suspeitos e a análise das redes sociais, esta ferramenta tem trazido celeridade aos processos.
Estão a concorrer 58.301 alunos para 54.601 vagas, mais 290 face às disponíveis para o ano letivo anterior, para 1.114 cursos.
A Entidade para a Transparência não está a falhar. Está a fazer aquilo para que foi criada: branquear e obscurecer.