NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Secretário de Estado revela que Portugal vai ser um dos primeiros países a acolher refugiados no âmbito do novo programa estabelecido entre UE e Turquia "porque está na linha da frente no apoio à crise migratória que afecta milhões de pessoas"
A secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade confirmou que Portugal vai receber, nas próximas semanas, as primeiras 20 pessoas oriundas da Turquia, no âmbito do programa "One-by-one", de reinstalação de refugiados. "Vamos receber, dentro de muito pouco tempo, as primeiras 20 pessoas oriundas da Turquia, ao abrigo de um novo programa de reinstalação de refugiados", disse à Lusa a secretária de Estado Catarina Marcelino, à margem da inauguração do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), em Portimão, na quarta-feira.
Segundo Catarina Marcelino, o programa foi estabelecido com a Turquia, "o qual prevê que as pessoas venham a partir deste país, mas o número está inserido na primeira quota de cerca de cinco mil refugiados atribuída a Portugal".
A governante frisou que Portugal vai ser um dos primeiros países a acolher refugiados no âmbito do novo programa, "porque está na linha da frente no apoio à crise migratória que afecta milhões de pessoas". "No apoio aos refugiados e a esta solidariedade de resposta humanitária, temos estado na linha da frente e só não recebemos mais pessoas, porque os processos burocráticos dos países que os encaminham para cá, em particular da Grécia e da Itália, têm sido muito lentos", sublinhou.
Na opinião da governante, o problema migratório "é um dos maiores e dos mais complicados que a Europa enfrentou, depois da II Guerra Mundial e da Guerra dos Balcãs". "Nunca houve um problema com esta dimensão. É uma crise humanitária e um flagelo que a Europa tem condições para apoiar, mas é preciso que os países tenham abertura e solidariedade", destacou
A secretária de Estado para Cidadania e a Igualdade considerou que a rede de centros locais de apoio para a integração de migrantes, que está a ser desenvolvida em todo o país, "será muito importante para dar respostas à integração destes refugiados".
Para Catarina Marcelino, "trata-se de um novo conceito para se perceber as necessidades de existirem respostas locais, apesar de existirem os centros do Alto Comissariado para as Migrações, em Lisboa, Faro e Porto. "Portugal é considerado o segundo melhor país de acolhimento na Europa, a seguir à Suécia, e é nesse sentido que temos que continuar a responder", concluiu.
Portugal vai receber 20 refugiados provenientes da Turquia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.