NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
"A oportunidade existe" e é responsabilidade "das instituições privadas, dos investigadores, mas também do Governo", aproveitá-la, diz o Governo.
O ministro do Estado e da Reforma do Estado, Gonçalo Matias, afirmou esta terça-feira que Portugal tem condições para liderar em inteligência artificial (IA), salientando que a oportunidade existe e depende de todos
O governante falava no encerramento do Responsible AI Forum 2025Miguel Baltazar/Jornal de Negócios
O governante falava no encerramento do Responsible AI Forum 2025, que decorreu esta terça-feira na Fundação Champalimaud, em Lisboa.
Na sua intervenção, o ministro referiu que Portugal tem condições únicas.
"É muito importante compreendermos a oportunidade única que temos diante de nós, que temos condições para liderar em IA", disse Gonçalo Matias, admitindo que há pessoas que pensam que tal não é possível.
Mas, "a oportunidade existe e é da nossa responsabilidade", ou seja, "de todos nós, das instituições privadas, dos investigadores, mas também do Governo", prosseguiu.
"É muito importante olharmos para a inteligência artificial e para o desenvolvimento tecnológico e aplicá-la de forma responsável" e com ética, salientou.
O governante reiterou que está a trazer a IA para a Administração Pública e em outras áreas onde pode ser importante
A inteligência artificial precisa da confiança dos cidadãos, referiu. A futura Agenda Nacional de IA, "prevista para as próximas semanas, está no cerne deste sistema de confiança", acrescentou o ministro.
Por sua vez, a presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza, que antecedeu ao ministro no encerramento, deixou uma mensagem clara: "Temos em Portugal uma oportunidade de estar na frente deste trabalho, mas temos de preparar seriamente e estrategicamente, devemos a nós como devemos aos nossos cidadãos", referiu.
A IA "não irá esperar por ninguém", sublinhou Leonor Beleza, que defendeu uma abordagem multidisciplinar.
Durante o Responsible AI Forum 2025, em Lisboa, foram apresentadas "demos" da Sword Health, Priberam Care, Automaise, Visor.ai, NeuralShift, Younik e Halo do consórcio.
Portugal tem condições para liderar em inteligência artificial
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Nos próximos dez anos, ninguém nos garante que André Ventura não se tornará Primeiro-Ministro e que não tente um assalto à Constituição para construir a prometida “quarta república” onde vigorarão os tais “três Salazares”.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?