Portugal vai receber 79.950 doses das vacinas em dezembro, divididas por dois lotes. O segundo lote chega esta segunda-feira.
O primeiro lote de vacinas da Pfizer-BioNTech que chegou a Portugal foi de 9.750 doses que foram distribuídas. O segundo lote deve chegar já esta segunda-feira, avança a agência Lusa. São esperadas mais 70.200 para os primeiros dias da campanha de vacinação que vai durar até ao fim do mês. Ou seja, Portugal deve receber 79.950 doses das vacinas em dezembro.
O plano de vacinação em Portugal arrancou no domingo, nos centros hospitalares universitários do Porto, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Central, e entra esta segunda-feira no segundo dia.
O primeiro inoculado foi o médico António Sarmento, de 65 anos, diretor do serviço de infecciologia do Hospital São João, unidade onde foram administradas 2.125 vacinas no arranque da campanha.
Em Lisboa Central, que abrange os hospitais de São José e Curry Cabral, foram vacinados 1.241 profissionais, enquanto em Lisboa Norte, que compreende os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, foram administradas 515 doses. O processo de vacinação decorreu entre as 10h30 e as 21h30 em 16 postos criados para o efeito no Hospital de São José e no do Curry Cabral.
O plano prevê que sejam vacinados até abril cerca de 950 mil pessoas dos grupos prioritários definidos pela ‘task-force’: pessoas com mais de 50 anos com doenças associadas, utentes e trabalhadores de lares e profissionais de saúde e de serviços essenciais.
A primeira fase de vacinação, que arrancou no domingo e se prolonga até final de março de 2021, tem prevista a chegada de 1,2 milhões de doses de uma vacina que é facultativa, gratuita e universal, sendo assegurada pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Portugal recebe hoje mais 70.200 doses da vacina da covid-19
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.