Sábado – Pense por si

Portugal, "o campo para o novo espaço na Europa"

15 de julho de 2019 às 22:50
As mais lidas

Ministro da Ciência, Manuel Heitor, afirmou que Governo está a reforçar o posicionamento do país dentro da Agência Espacial Europeia para "ajudar a transformar Portugal num sinónimo do novo espaço".

O Governo pretende reforçar o posicionamento de Portugal na Agência Espacial Europeia (ESA) para que possa fazer do país "o campo para o novo espaço na Europa", afirmou esta segunda-feira o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

"No contexto europeu, estamos a reforçar o nosso posicionamento na Agência Espacial Europeia para que possamos fazer de Portugal o campo para o novo espaço na Europa", afirmou hoje Manuel Heitor, em Coimbra, durante a apresentação da iniciativa "Portugal New Space Entrepeneurship Initiative 2030".

Em declarações à comunicação social, o ministro explicou que esta iniciativa pretende "ajudar a transformar Portugal num sinónimo do novo espaço", atraindo jovens "com projetos empresariais para criarem emprego qualificado em Portugal".

"O espaço e as tecnologias espaciais estão a mudar radicalmente", notou, salientando que as tecnologias desenvolvidas para a exploração espacial têm aplicações na Terra, seja na agricultura, mobilidade urbana ou pescas.

Nesse sentido, Manuel Heitor considerou que é necessário explorar esse conceito de trazer "o espaço para a nossa economia, criando melhores e mais empregos".

Durante a cerimónia, o ministro salientou os passos que Portugal tem dado nos últimos tempos no que toca à aposta no espaço, seja a criação de uma agência espacial portuguesa, um regime legal que permite o lançamento de micro e pequenos satélites a partir do território português ou um programa para lançamento de satélites a partir da ilha de Santa Maria, Açores.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Ajuizando

O paradoxo FET

Importa recordar que os impostos são essenciais ao funcionamento do Estado e à prossecução do interesse público, constituindo o pilar do financiamento dos serviços públicos, da justiça social e da coesão nacional.

Encostar Israel pressionar o Hamas

Falar de "Paz no Médio Oriente" é arriscado. Mas o acordo de cessar-fogo celebrado no Egito foi a melhor notícia desde 7 de outubro de 2023. Desarmar o Hamas e concretizar a saída das IDF de Gaza serão os maiores desafios. Da Ucrânia vêm exemplos de heroísmo e resistência. Em França cresce o fantasma da ingovernabilidade.