Sábado – Pense por si

Portugal disponível para receber feridos do incêndio na Suíça

Há uma cidadã portuguesa entre os 119 feridos do incêndio no bar na estância de esqui na Suíça e outra desaparecida.

Portugal disponibilizou-se para receber dois feridos do incêndio na Suíça, indica à SÁBADO o Secretário de Estado das Comunidades Emídio de Sousa, através do mecanismo europeu de proteção civil: “Duas vagas foram abertas nas unidades de queimados do Porto e de Lisboa. E os dois pacientes poderão ser transportados de helicóptero, se for necessário”, explica.

Incêndio em estância de esqui suíça faz feridos, incluindo cidadã portuguesa
Incêndio em estância de esqui suíça faz feridos, incluindo cidadã portuguesa AP Photo/ Antonio Calanni

Há uma cidadã portuguesa entre os 119 feridos do incêndio no bar na estância de esqui de Crans-Montana, na Suíça, na noite de Ano Novo – e outra desaparecida, segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros português. “O Governo acompanha de perto a situação. Estamos em contacto com as famílias das duas portuguesas – e temos funcionários do consulado a acompanharem a situação no terreno com as autoridades locais”, explica à SÁBADO Emídio Sousa, Secretário de Estado das Comunidades.

“Uma das mulheres está ferida no hospital de Cion, a outra é dada como desparecida, não temos mais pormenores”, acrescenta o Secretário de Estado. De acordo com a informação avançada pelo comandante da polícia do cantão suíço de Valais, Frédéric Gisler, em conferência de imprensa esta sexta-feira à tarde, dos 119 feridos há 71 suíços, 14 franceses, 11 italianos, quatro sérvios, um bósnio, um belga, um luxemburguês, um polaco e um português. Há cerca de 40 mortos.

Em causa está uma festa num bar em Crans-Montana, na noite de Ano Novo, que se transformou em tragédia pouco depois da meia-noite, quando as chamas alastraram em minutos, causando um incêndio de grandes proporções que deixou vários jovens presos no subsolo da discoteca. As chamas e o fumo impediram que as pessoas escapassem pela escada que dava acesso ao terraço.

A carregar o vídeo ...

A causa ainda não é certa, mas as autoridades suíças acreditam que velas pirotécnicas no topo de garrafas de champanhe provocaram o incêndio quando se aproximaram demasiado do teto do bar lotado, segundo a Associated Press. A origem do fogo continua, assim, sob investigação.

A estância de Crans-Montana, situada no coração dos Alpes suíços, é conhecida como um local internacional de ski e golfe.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!