Polícia Marítima interceta barco com 11 imigrantes ilegais em Olhão

Lusa 29 de janeiro de 2020
As mais lidas

Três dos migrantes foram transportados para o Hospital de Faro para despistar problemas de saúde. Homens, com idades entre os 21 e 30 anos, vão ser ouvidos esta quarta-feira pelo SEF.

A Polícia Marítima detetou na madrugada desta quarta-feira uma embarcação com 11 imigrantes ilegais a bordo junto a Olhão, três dos quais tiveram de ser transportados ao Hospital de Faro para despistar problema de saúde. De acordo com o Correio da Manhã, os imigrantes ilegais tentavam desembarcar entre as ilhas da Armona e Culatra. 

Polícia Marítima
Polícia Marítima

Segundo disse à agência Lusa o comandante André Morais, da Polícia Marítima de Olhão, distrito de Faro, a embarcação de madeira foi detetada cerca das 04h30 e a bordo estavam 11 homens, com idades compreendidas entre os 21 e os 30 anos, "provavelmente vindos do Norte de África".

"Foram levados para o comando da Polícia Marítima de Olhão para tentativa de identificação e serão entregues ao Serviço de estrangeiros e Fronteiras", explicou.

O comandante do porto de Olhão explicou que os três homens foram encaminhados para o Hospital de Faro "para despistar eventuais problemas de saúde", pois apresentavam dores abdominais.

Um dos homens tinha ainda um traumatismo numa perna, que pode ter resultado de alguma queda durante a viagem, adiantou a fonte.

Migrantes vão ser ouvidos pelo SEF ainda esta quarta-feira

À Agência Lusa, fonte do SEF apontou que os imigrantes ilegais que seguiam na embarcação detetadas nesta madrugada pela Polícia Marítima não têm documentos e serão ouvidos por um intérprete ainda esta quarta-feira. A mesma fonte refere que os 11 homens falam "muito pouco francês" e que só depois de o SEF avaliar toda a situação destas pessoas é que será tomada uma decisão.

Em dezembro, oito migrantes de nacionalidade marroquina, desembarcaram na praia de Monte Gordo, no distrito Faro, e foram acolhidos por Portugal ao abrigo do quadro de proteção internaiconal aplicado a outros estrangeiros resgatados no mediterrâneo que chegaram ao país provenientes de países como Itália e Malta.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Opinião Ver mais