Sábado – Pense por si

PMP, lda. Os Pequenos e Médios Partidos

Rita Rato Nunes
Rita Rato Nunes 13 de março de 2024 às 23:00

A esquerda tem um player revitalizado (o Livre) e outro que não consegue travar a erosão (CDU). IL, BE e PAN sobreviveram ao teste eleitoral sem baixas.

Jorge Pinto nasceu em Amarante e vive fora de Portugal desde 2008. Há 12 anos que está em Bruxelas. É engenheiro do Ambiente e, nos tempos livres, escreve ficção; já publicou duas BD. Paulo Muacho é um advogado de Campo Maior, que cresceu na Margem Sul do Tejo, no Seixal, e foi deputado municipal pelo Livre em Lisboa. Isabel Mendes Lopes é engenheira civil especializada em transportes e é “apaixonada pelo universo dos livros infantis”, conta. Estão todos na casa dos 30 e são os novos deputados do Livre, que se juntarão a Rui Tavares no parlamento.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.