Sábado – Pense por si

PJ detém suspeito de atear fogo a casa devoluta em Vila Verde

A PJ de Braga explica que o homem, detido na terça-feira, "terá atuado num quadro de vingança, potenciado pelo consumo de bebidas alcoólicas".

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem, de 49 anos, suspeito de ter ateado no domingo um incêndio numa casa devoluta em Vila Verde, no distrito de Braga, anunciou hoje aquela força policial.

Em comunicado, a PJ de Braga explica que o homem, detido na terça-feira, "terá atuado num quadro de vingança, potenciado pelo consumo de bebidas alcoólicas".

Segundo o texto, o detido, desempregado, "através de chama direta, ateou fogo ao interior de uma casa devoluta inserida numa propriedade privada, que se encontrava próxima de um aglomerado de habitações".

O fogo, "dada a rápida intervenção de populares residentes no local (...), apenas atingiu uma pequena área da casa".

No texto, a PJ salienta que o fogo, "porém, criou sério risco de propagação aos diversos materiais ali depositados, como madeiras e fardos de palha, criando um enorme risco potencial, alimentado pela carga combustível existente na área envolvente, traduzindo-se assim num elevado perigo concreto para os residentes na zona, bem como para as habitações circundantes".

A PJ explica que as diligências subsequentes "permitiram a recolha e consolidação de substanciais elementos de prova, que conduziram à detenção fora de flagrante delito" do suspeito.

O detido vai ser presente às autoridades judiciárias competentes para interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.