Sábado – Pense por si

Perigo de incêndio em três concelhos

22 de junho de 2015 às 11:32
As mais lidas

O Instituto da Atmosfera prevê risco máximo nos concelhos de Mação, Sardoal e Vila de Rei

Três concelhos dos distritos de Santarém e Castelo Branco apresentam esta segunda-feira risco máximo de incêndio, segundo a página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

De acordo com o IPMA, em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Mação, Sardoal (Santarém) e Vila de Rei (Castelo Branco).

O IPMA colocou também em risco muito elevado de incêndio vários concelhos dos distritos de Faro, Beja, Évora, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Leiria, Coimbra, Guarda, Viseu, Aveiro, Porto e Vila Real.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo. O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou no domingo 105 incêndios, que foram combatidos por 1.490 operacionais, com o apoio de 393 veículos. O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente muito nublado na faixa costeira, e aguaceiros, que poderão ser por vezes de granizo e acompanhados de trovoada, em especial nas regiões do interior e durante a tarde.

Em Lisboa as temperaturas vão variar entre 17 e 26 graus Celsius, no Porto entre 18 e 22, em Viseu entre 16 e 27, na Guarda entre 18 e 27, em Coimbra entre 17 e 26, em Castelo Branco entre 19 e 32, em Portalegre entre 18 e 31, em Évora entre 14 e 30, em Beja entre 16 e 32, em Faro entre 19 e 29 e em Santarém entre 16 e 28.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.