Sábado – Pense por si

Contos Clássicos Portugueses


agora disponíveis para ler e ouvirContos Clássicos PortuguesesAceder aqui

Quase 400 ocorrências até às 08h00, mas sem serem registadas vítimas: tudo sobre o mau tempo

07:33
As mais lidas

Depressão Leonardo está a afetar o país.

Idoso caminha em rua inundada em Portugal devido à depressão Leonardo
Idoso caminha em rua inundada em Portugal devido à depressão Leonardo MIGUEL A. LOPES/LUSA_EPA
Há 5 minutos 05 de fevereiro de 2026 às 08:50
Lusa

Água, lama e pedras da Serra de São Mamede em Portalegre danificam dezenas de carros

Dezenas de automóveis sofreram danos e outros foram arrastados em Portalegre pela força da água, lama e pedras provenientes da Serra de São Mamede, disse à agência Lusa a presidente do município. De acordo com Fermelinda Carvalho, está “espalhado o caos” numa determinada zona da cidade, nomeadamente entre as avenidas de Santo António (lateral ao hospital),Liberdade e na zona do rossio, onde se registaram inundações e ficou acumulada “muita lama”. 
Há 15 minutos 05 de fevereiro de 2026 às 08:40
Lusa

Um desalojado por desabamento de habitação em Alenquer

Uma casa desabou, desalojando uma pessoa, e outras duas correm esse risco devido ao mau tempo na localidade da Mata, no concelho de Alenquer. João Nicolau disse à agência Lusa que “uma casa desabou, estando o desalojado no local a acompanhar os trabalhos e a ser acompanhado pelos serviços municipais de Ação Social e poderá precisar de alojamento temporário”. Outras duas habitações da mesma localidade do distrito de Lisboa correm o mesmo risco, podendo desalojar outras duas pessoas. Segundo o autarca, o Rio de Alenquer não galgou as margens, mas está no seu limite e registaram-se diversas ocorrências relacionadas com desabamento de terras para as estradas.
Há 19 minutos 05 de fevereiro de 2026 às 08:36
Lusa

Escola encerrada no concelho de Montemor-o-Velho e estradas cortadas

A escola das Meãs, em Montemor-o-Velho, vai estar hoje encerrada por motivos de segurança, anunciou aquela Câmara do distrito de Coimbra na sequência do mau tempo. A Estrada Nacional 111, em frente aos semáforos das Meãs do Campo, bem como a rua professora Natália Cerveira (em frente à escola) e a rua Manuel Jardim, estão cortadas à circulação rodoviária por motivos de segurança, devido a uma derrocada. “Os serviços de transporte público, em particular as linhas 221 e 220, encontram-se muito condicionados, podendo registar-se atrasos significativos”, disse ainda a autarquia.
Há 21 minutos 05 de fevereiro de 2026 às 08:34
Lusa

Registadas quase 400 ocorrências até às 08h00, sem vítimas

A proteção civil registou 399 ocorrências entre as 00h00 e as 08h00 relacionadas com o mau tempo, a maioria na Grande Lisboa e na Região Oeste, sem vítimas ou desalojados, disse à Lusa Elísio Pereira. “Entre as 00h00 e as 08h00 registámos 399 ocorrências, a maioria na Grande Lisboa e na Região Oeste devido à chuva persistente e forte. Não temos, a esta hora (08h20) conhecimento de que haja vitimas ou desalojados”, adiantou. De acordo com Elísio Pereira, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), das 399 ocorrências registadas, 65 foram na Grande Lisboa e 75 na Região Oeste.
Há 33 minutos 05 de fevereiro de 2026 às 08:22
Lusa

Resgatadas 89 pessoas da cheia do rio Sado em Alcácer do Sal

 Um total de 89 pessoas foram resgatadas da cheia do rio Sado, em Alcácer do Sal, distrito de Setúbal, entre quarta-feira e a madrugada de hoje, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil local. “A maré vai subindo devagarinho e agora, nada há a fazer, temos de aguardar que a Natureza vá retirando o caudal do [rio] Sado, sendo que o pico da preia-mar (maré-cheia) estava previsto para as 06h00 horas”, afirmou o comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral. Tiago Bugio congratulou-se com o esforço de todo o efetivo empregado, entre bombeiros, militares da GNR e funcionários do município, num total de cerca de 80 elementos, e com o facto de não haver quaisquer feridos. As escolas de Alcácer do Sal vão estar encerradas hoje e sexta-feira, devido ao agravamento das condições meteorológicas, afetando mais de mil alunos, que terão aulas em casa.
Há 54 minutos 05 de fevereiro de 2026 às 08:01
Lusa

Interrompida ligação fluvial entre Trafaria, Porto Brandão e Belém

A ligação fluvial feita pela Transtejo entre Trafaria, Porto Brandão e Belém está interrompida devido às condições meteorológicas e de mar muito adversas, já depois de ter sido suspensa a ligação Cacilhas - Cais do Sodré A informação da empresa, divulgada no 'site' pelas 07h04, indica que o serviço está temporariamente interrompido e que não é possível prever a retoma do serviço regular entre estes portos fluviais dos municípios de Almada e Lisboa. A Transtejo já tinha comunicado a interrupção da ligação que também faz entre as estações de Cacilhas (Almada) e Cais do Sodré (Almada), pelos mesmos motivos. A empresa é responsável pelas ligações do Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão, no distrito de Setúbal, a Lisboa.
Há 55 minutos 05 de fevereiro de 2026 às 08:00
Lusa

Inundações em Alhandra e Vila Franca de Xira sem vitimas

O galgamento do rio Tejo causou inundações junto às zonas ribeirinhas de Alhandra e Vila Franca de Xira, Lisboa, que levaram à suspensão da Linha ferroviária do Norte, entre Castanheira e Alverca, segundo a proteção civil. Fonte do Comando Sub-Regional da Grande Lisboa adiantou à Lusa cerca das 07h30 que as inundações não causaram vitimas, nem desalojados. "Por causa das inundações, está suspensa a circulação ferroviária na Linha do Norte, entre Castanheira e Alverca, e a Estrada Nacional (EN) 10, está cortada no sentido sul-norte junto a Vila Franca de Xira", disse.

Há 59 minutos 05 de fevereiro de 2026 às 07:56
Lusa

Proteção civil registou pelo menos 70 ocorrências até às 06:30

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00h00 e as 06h30 pelo menos 70 ocorrências relacionadas com o mau tempo, a maioria quedas de árvores e inundações de estruturas ou superfícies. Segundo informação disponível no 'site' da ANEPC, a maioria das ocorrências foram registadas na Grande Lisboa, nas regiões Oeste, Lezíria do Tejo, Coimbra e Península de Setúbal. Num balanço anterior, fonte da ANEPC disse terem sido registadas entre as 00h00 e as 23h00 de quarta-feira 1.790 ocorrências devido ao mau tempo, que afetaram sobretudo as sub-regiões da Grande Lisboa, Setúbal e Oeste. Estas ocorrências entre as atingiram sobretudo a Grande Lisboa, com 276, Setúbal (221) e Oeste (220) e as principais situações foram inundações, queda de árvores e movimento de massas.
Há 1 hora 05 de fevereiro de 2026 às 07:53
Lusa

Circulação suspensa na Linha do Norte entre Castanheira do Ribatejo e Alverca

A circulação ferroviária na Linha do Norte, no troço entre a Castanheira do Ribatejo e Alverca, concelho de Vila Franca de Xira, Lisboa, estava hoje pelas 06h00 suspensa devido a inundações, segundo a CP -- Comboios de Portugal. A linha do Norte estava já suspensa também devido a inundações na zona de Alfarelos (Coimbra) para comboios de longo curso, sendo que interrupção afeta igualmente a Linha da Beira Alta e o Ramal de Alfarelos. Na Linha de Cascais, distrito de Lisboa, a circulação entre Algés e Oeiras estava também a ser feita em via única, devido às condições meteorológicas.
Há 1 hora 05 de fevereiro de 2026 às 07:52
Lusa

Ligação fluvial entre Cacilhas e o Cais do Sodré interrompida

A ligação fluvial feita pela Transtejo entre as estações de Cacilhas e o Cais do Sodré está interrompida devido às condições meteorológicas e de mar muito adversas, segundo informação da empresa no seu 'site'. "Por motivo de condições meteorológicas e de mar muito adversas, o serviço de transporte encontra-se temporariamente interrompido nesta ligação fluvial", indica a Transtejoi, numa atualização feita pelas 05h48. De acordo com a empresa, não é possível, para já, prever a retoma do serviço regular entre os dois portos fluviais dos municípios de Almada, Setúbal, e de Lisboa. A Transtejo é responsável pelas ligações do Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão, no distrito de Setúbal, a Lisboa.
Há 1 hora 05 de fevereiro de 2026 às 07:37
Lusa

Caudal do rio Sado continua a subir e situação agrava-se em Alcácer do Sal

A situação em Alcácer do Sal, distrito de Setúbal, continuar a agravar-se, com o caudal do rio Sado a subir "cada vez mais" e com 70 pessoas a terem sido já resgatadas, adiantou à Lusa fonte da Proteção Civil. O comandante Sub-Regional de Emergência e proteção Civil do Alentejo Litoral, Tiago Bugio, frisou, num balanço pelas 23h15 de de quarta-feira, que a situação é "cada vez mais complicada". Tiago Bugio referiu que a subida da água está a atingir também Grândola e Odemira (Beja). O responsável adiantou também que cerca de 70 pessoas foram resgatadas devido a ocorrências relacionadas com inundações.
Há 1 hora 05 de fevereiro de 2026 às 07:33
Lusa

22 deslocados e 12 desalojados na região Oeste nas últimas 24 horas

O mau tempo das últimas 24 horas fez 12 desalojados e obrigou a retirar mais de 20 pessoas das suas casas por prevenção de riscos, disse hoje o comandante regional de Emergência e Proteção Civil. O responsável do Sub-Comando de Emergência e Proteção Civil do Oeste, Carlos Silva, afirmou à agência Lusa que, nas últimas 24 horas, registaram-se em Arruda dos Vinhos 12 desalojados por danos causados pelo mau tempo nas suas habitações, tendo sido realojados em casas municipais ou de familiares. O mau tempo obrigou também a retirar 22 pessoas das suas casas por "risco de cheias ou de deslizamentos de terras". Destas, 12 foram em Torres Vedras, devido ao risco de inundações provocadas pelo transbordo do Rio Sizandro, e foram realojadas no Centro Pastoral do Turcifal ou em casas municipais. Juntam-se outras seis em Arruda dos Vinhos, que foram realojados em casas municipais ou de familiares. Na Lourinhã, três pessoas foram retiradas das suas casas por prevenção por risco de deslizamento de terras, das quais duas foram realojadas num pavilhão preparado pela Proteção Civil e outra em casa de familiares. Já nas Caldas da Rainha, uma pessoa foi retirada da sua casa devido a danos causados pelo mau tempo e foi realojada numa instituição social de Salir do Porto. Os 12 municípios da região Oeste- Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras- têm ativado o seu plano municipal de emergência, adiantou o responsável.
Há 1 hora 05 de fevereiro de 2026 às 07:31
Lusa

Acesso ao Porto de Abrigo de Sesimbra cortado até nova avaliação na segunda-feira

A via de acesso ao Porto de Abrigo de Sesimbra vai ficar totalmente cortada e todos os veículos e pessoas até nova avaliação da Infraestruturas de Portugal prevista para segunda-feira, anunciou hoje a Câmara Municipal. Numa nota divulgada na sua página na rede social Facebook, a autarquia de Sesimbra, no distrito de Setúbal, explica que a via está fechada a todo o tipo de circulação - pedonal, bicicletas, motas e motociclos - e apela à população para que não se desloque nem passe pelo local, uma vez que "existe o risco de queda de maciços de betão ou deslizamento rápido de lamas, que colocam em perigo pessoas e bens". Segundo a autarquia, a chuva persistente que se faz sentir, e que poderá agravar-se nas próximas horas, obrigou a encerrar totalmente o acesso ao Porto de Abrigo na zona do empreendimento ERG. A alternativa pedonal pela Praia do Ouro, exclusiva para trabalhadores do Porto de Abrigo, e a alternativa viária do Ribeiro de Cavalo e Sentrão, para veículos ligeiros, continuam transitáveis.
Tópicos Mau tempo