Sábado – Pense por si

Pelo menos 29 mil crianças ficarão de fora das creches gratuitas

Débora Calheiros com Ana Bela Ferreira 10 de agosto de 2022 às 16:57

Das 59 mil crianças que podiam ser abrangidas pela gratuitidade das creches, segundo os dados do INE, apenas 30 mil terão vaga numa IPSS. Associação de creches privadas lamenta ter sido excluída da negociação; IPSS reconhecem que haverá falta de vagas.

Foi em julho que o primeiro-ministro António Costa anunciou o acordo entre o Governo, a União das Misericórdias e a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade "que assegura o cumprimento de uma das principais medidas do Orçamento: a gratuitidade das creches para as crianças do 1º ano já em setembro". Porém, as creches privadas lamentam não serem abrangidas pelo acordo e a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) reconhece que as vagas que disponibiliza não são suficientes.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?