Sábado – Pense por si

PCP/Congresso: Sessão da tarde terminou, segue-se eleição do comité central

28 de novembro de 2020 às 17:57
As mais lidas

Jerónimo de Sousa, 73 anos, líder dos comunistas há 16 anos, desde 2004, deverá ser reeleito para mais um mandato de quatro anos.

A quarta sessão do XXI congresso do PCP, em Loures, terminou hoje cinco minutos antes da hora prevista, às 16:55, seguindo-se dentro de 30 minutos uma reunião fechada, reservada aos militantes, para eleger o novo comité central.

A reunião da tarde terminou com a exibição de um filme sobre a história do partido, exibido no ecrã gigante do pavilhão Paz e Amizade, em Loures, distrito de Lisboa, e aplaudido de pé pelos delegados que gritaram "PCP, PCP".

A reunião fechada serve para discutir a proposta de composição do comité central, feita pelo que está ainda em funções, seguindo-se a votação, que será divulgada de seguida.

Depois, à noite, é a vez de o novo comité central eleger o secretário-geral e os órgãos executivo -- secretariado e comissão política -- mas a organização só planeia anunciar os resultados no domingo de manhã.

Jerónimo de Sousa, 73 anos, líder dos comunistas há 16 anos, desde 2004, deverá ser reeleito para mais um mandato de quatro anos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.