O Patriarcado de Lisboa sublinha que "ambas as investigações, civil e canónica, conduzidas de forma independente, concluíram pela inexistência de crime ou delito por parte do sacerdote e decidiram o consequente arquivamento do caso, em 19 de setembro de 2022 (civil) e 14 de novembro de 2022 (canónico)".
O Patriarcado de Lisboa anunciou esta terça-feira, 24, que o sacerdote afastado preventivamente há três anos por trocar "mensagens de teor inapropriado" com alunos num grupo de WhatsApp vai ser reintegrado em funções pastorais.
Numa nota publicada no seu 'site', o Patriarcado lembra que em julho de 2022 comunicou "o afastamento preventivo" do antigo pároco do Alto Lumiar, que prestava apoio no Colégio São Tomás, "após troca de mensagens de teor inapropriado, conduta que o próprio participou às autoridades eclesiásticas, pelas quais mostrou arrependimento e que procurou reparar".
"Naquela ocasião, cumprimos os protocolos adequados: o caso foi encaminhado para a Comissão Diocesana de Proteção de Menores que, por sua vez, remeteu para as autoridades civis e para o Dicastério da Doutrina da Fé", salienta.
O Patriarcado de Lisboa sublinha que "ambas as investigações, civil e canónica, conduzidas de forma independente, concluíram pela inexistência de crime ou delito por parte do sacerdote e decidiram o consequente arquivamento do caso, em 19 de setembro de 2022 (civil) e 14 de novembro de 2022 (canónico)".
"Embora não tendo sido delito, as mensagens foram, porém, inapropriadas", indica, lamentando "o desconforto causado aos alunos [do Colégio S. Tomás da Quinta das Conchas] e suas famílias".
Segundo o Patriarcado de Lisboa, o pároco "acolheu com total abertura o apoio psicológico, espiritual e pastoral que lhe foi oferecido", nos últimos três anos.
A entidade reitera "o compromisso de oferecer contextos seguros de promoção humana".
O caso ocorreu em julho de 2022 após terem sido descobertas mensagens trocadas num grupo de Whatsapp entre o padre e vários alunos do Colégio de São Tomás, em Lisboa.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.