Sábado – Pense por si

Passos Coelho inaugura nova ponte no IP3

07 de agosto de 2015 às 08:00
As mais lidas

O primeiro-ministro inaugura hoje a nova Ponte da Foz do Rio Dão, uma obra que custou mais de 10 milhões de euros e que fica entre Mortágua e Santa Comba Dão

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, inaugura esta sexta-feira a nova Ponte da Foz do Rio Dão, uma obra que custou mais de 10 milhões de euros e fica integrada no Itinerário Principal (IP) 3, entre Mortágua e Santa Comba Dão.

De acordo com a Infraestruturas de Portugal (IP), a nova ponte, sobre a albufeira da Barragem da Aguieira, "tem por objectivo substituir a existente, dado que a mesma apresentava patologias devidas a reacções expansivas do betão".

"O valor final da obra ronda os 10,3 milhões de euros", acrescentou.

A nova ponte - cuja apresentação será feita por Francisco Miranda, director do Centro Operacional Centro Norte da IP, SA - tem uma extensão de 390 metros e conta com dois pilares e três vãos de comprimento variável, possuindo o vão central 170 metros e os vãos extremos 120 metros e 100 metros. Os pilares têm uma altura máxima da ordem dos 15 metros.

A plataforma é constituída por um único tabuleiro que assegura uma largura total de 15 metros e comporta duas bermas com 2,50 metros, uma faixa de rodagem com sete metros (3,50 metros em cada sentido) e dois passadiços laterais com 1,50 metros.

A construção desta nova ponte "implica a reformulação dos acessos rodoviários, incluindo a construção dos caminhos paralelos, serventias e restabelecimentos à nova localização da obra de arte, com a necessidade de execução de obras de contenção junto a ambos os encontros", referiu ainda a Infraestruturas de Portugal.

A ocasião servirá também para apresentar o corredor do IP3 - Via dos Duques, com intervenção do presidente do Conselho de Administração Executivo da IP, António Ramalho, e do secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.