Passos Coelho inaugura nova ponte no IP3

Lusa 07 de agosto de 2015
Sábado
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 28 de janeiro a 3 de fevereiro
As mais lidas

O primeiro-ministro inaugura hoje a nova Ponte da Foz do Rio Dão, uma obra que custou mais de 10 milhões de euros e que fica entre Mortágua e Santa Comba Dão

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, inaugura esta sexta-feira a nova Ponte da Foz do Rio Dão, uma obra que custou mais de 10 milhões de euros e fica integrada no Itinerário Principal (IP) 3, entre Mortágua e Santa Comba Dão.

De acordo com a Infraestruturas de Portugal (IP), a nova ponte, sobre a albufeira da Barragem da Aguieira, "tem por objectivo substituir a existente, dado que a mesma apresentava patologias devidas a reacções expansivas do betão".

"O valor final da obra ronda os 10,3 milhões de euros", acrescentou.

A nova ponte - cuja apresentação será feita por Francisco Miranda, director do Centro Operacional Centro Norte da IP, SA - tem uma extensão de 390 metros e conta com dois pilares e três vãos de comprimento variável, possuindo o vão central 170 metros e os vãos extremos 120 metros e 100 metros. Os pilares têm uma altura máxima da ordem dos 15 metros.

A plataforma é constituída por um único tabuleiro que assegura uma largura total de 15 metros e comporta duas bermas com 2,50 metros, uma faixa de rodagem com sete metros (3,50 metros em cada sentido) e dois passadiços laterais com 1,50 metros.

A construção desta nova ponte "implica a reformulação dos acessos rodoviários, incluindo a construção dos caminhos paralelos, serventias e restabelecimentos à nova localização da obra de arte, com a necessidade de execução de obras de contenção junto a ambos os encontros", referiu ainda a Infraestruturas de Portugal.

A ocasião servirá também para apresentar o corredor do IP3 - Via dos Duques, com intervenção do presidente do Conselho de Administração Executivo da IP, António Ramalho, e do secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro.

Active a sua
Assinatura de Oferta
Para aceder sem limites , a todos os conteúdos do site, insira o Código Promocional disponível na edição desta semana da revista aqui , e não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara diariamente para si.
Boas leituras!
Opinião Ver mais