Sábado – Pense por si

Paraíso de Cascais ameaçado por nova construção

Raquel Lito
Raquel Lito 22 de agosto de 2021 às 10:00

Ali não há cafés, nem comércio local. Só 20 casas rústicas, algumas raposas e praias semidesertas. Os residentes da Biscaia, entre eles Teresa Guilherme, temem que o sossego tenha os dias contados. A pressão imobiliária aperta e, numa moradia que foi de Marina Mota, o atual proprietário decidiu alcatroar acessos sem licenciamento. Será o fim do refúgio em plena reserva natural?

Só a nortada corta o silêncio na Biscaia, um refúgio (por enquanto) entre o Guincho e o Cabo da Roca. São poucos os que lá vivem. Os moradores, um deles a apresentadora Teresa Guilherme (que mais à frente falará sobre as ameaças a esta zona), distribuem-se por quatro ruas, em 20 casas rústicas revestidas a pedra ou reboco branco. Não há comércio local, o café mais próximo fica a 3 km.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.