Sábado – Pense por si

Para mais de 80% dos portugueses fraude aumentou no último ano

Metade da população atribuiu esta situação à ineficácia do sistema de Justiça

Mais de 80% dos portugueses considera que a fraude aumentou no último ano, sobretudo ao nível da corrupção e suborno, e metade da população atribuiu esta situação à ineficácia do sistema de Justiça, conclui um estudo hoje apresentado.

Tendo por base uma amostra representativa da população portuguesa composta por 1.007 indivíduos, o Índice da Percepção de Fraude em Portugal - elaborado pelo Observatório de Economia e Gestão de Fraude (OBEGEF), da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) - reporta que 81% dos inquiridos "percepciona que, em termos gerais, a fraude aumentou ou aumentou muito no último ano".

Entre as tipologias de fraude consideradas "mais graves" e com maior dimensão (3,8 numa escala de 5 pontos em que 5 significa 'muito grande') surgem a corrupção, o suborno e a fraude fiscal, sendo que a percepção do aumento da fraude é maior na corrupção e no suborno do que nos outros tipos de fraude.

Do estudo resulta ainda que as mulheres têm maior percepção de fraude do que os homens, destacando-se as donas de casa como a categoria em que esta percepção é maior e os estudantes como aquela em que é menor.

Por regiões do país, são os portugueses residentes no interior e no Sul que têm uma mais intensa percepção da fraude, por oposição aos residentes no litoral Norte e Centro, até Lisboa.

Entre os inquiridos, cerca de metade percepciona a eficácia do sistema de justiça no combate à fraude como pequena (33%) ou média (29%) e a maioria considera que o destaque atribuído pela comunicação social à fraude aumentou (58%) ou aumentou muito (13%) no último ano.

No que refere ao contacto pessoal com situações de fraude, 18% diz ter sido vítima de procedimentos fraudulentos, enquanto 21% afirma desconhecer.

A Autoridade Tributária e as empresas públicas são apontadas como as principais entidades vítimas de fraude (3,1 numa escala de 5 pontos em que 5 significa 'muito grande'), seguidas das câmaras municipais e juntas de freguesia (3,0 pontos) e das empresas financeiras e instituições militares, policiais e tribunais (2,9 pontos).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.